Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I - Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa

Sugestão de Atividade 1.2 - Pensando a Sua Escola

Propomos realizar esta atividade em três momentos.

 

Primeira Etapa

Neste primeiro momento, o(a) convidamos a fazer uma reflexão/levantamento sobre as possibilidades de integrar as TDIC à sua prática de ensino cotidiana de Língua Portuguesa. As questões abaixo podem guiar a organização de seu levantamento.

É importante registrar os dados e informações mais pertinentes, bem como suas reflexões, em um documento, uma vez que serão utilizadas na segunda etapa desta atividade. Você pode aproveitar para enriquecer seu texto utilizando fotos do ambiente escolar e dos aparatos tecnológicos disponíveis naquele espaço.

 

  • Sua escola está conectada à internet? Com qual banda? Qual é o tipo de acesso (discado, rádio, 3G, 4G, WiFi)? Quais setores e agentes da escola podem acessar a conexão, se houver (diretoria, secretaria, docentes, salas de aula, sala de informática, sala de leitura, estudantes etc.)?
  • Sua escola tem laboratório de informática?  É fácil usá-lo ou há impedimentos? Quais são os tipos de impedimentos?
  • A escola dispõe de equipamentos móveis (notebooksnetbookstablets etc.) que possam ser levados para a sala de aula? Quantos e quais? É fácil usá-los ou há impedimentos? De que espécie?
  • Sua escola dispõe  de lousa digital?  Dispõe de datashow na sala de aula ou que possa ser levado à sala de aula com facilidade? Há impedimentos? De que tipo?
  • Sua escola dispõe de acervos de filmes, DVDs, materiais digitais educativos? Quais? Em que quantidades? É fácil utilizá-los? Se não, por quê?
  • Você pode contar com colegas da disciplina ou de outras disciplinas para fazer planejamentos inter ou transdisciplinares sobre certos temas? Há tempo reservado para planejamento conjunto e contato com colegas? Quanto? Com que periodicidade?

Segunda Etapa

Após fazer esta reflexão/levantamento sobre sua escola, respondendo às questões, você poderá escrever um relatório individual para ser compartilhado com seu(sua) formador(a) e os(as) colegas. O local de publicação desse relatório será indicado pelo(a) professor(a) da turma.

 

Terceira Etapa

Feito isso, convidamos você a participar do fórum criado pelo(a) formador(a) para rediscutir, agora com base em dados concretos e nos conhecimentos aprendidos até o momento, algumas questões:

 

  • Você acha que nossas escolas públicas poderiam ter uma realidade semelhante a da escola pública de Nova Iorque (Q2L)? 
  • O que seria necessário para isso? 
  • O que falta, em nossas escolas e currículos, para que algo assim seja possível? 
  • O que você pode fazer ou reivindicar para que isso seja possível?

 

Os textos que circulam nos dias atuais são compostos por uma multiplicidade de linguagens e mídias que supõem habilidades e procedimentos que vão além dos requeridos para a produção ou leitura do texto verbal impresso.

 

Para que possamos ensinar a ler e a produzir textos hoje é preciso, então, entender como esses novos textos funcionam e como a combinação de mídias e linguagens possibilita a construção de novos sentidos. Precisamos também considerar quais conhecimentos, habilidades e procedimentos são requeridos para isso.


Ir para página anterior Ir para próxima página