Propomos realizar esta atividade em três momentos.
Neste primeiro momento, o(a) convidamos a fazer uma reflexão/levantamento sobre as possibilidades de integrar as TDIC à sua prática de ensino cotidiana de Língua Portuguesa. As questões abaixo podem guiar a organização de seu levantamento.
É importante registrar os dados e informações mais pertinentes, bem como suas reflexões, em um documento, uma vez que serão utilizadas na segunda etapa desta atividade. Você pode aproveitar para enriquecer seu texto utilizando fotos do ambiente escolar e dos aparatos tecnológicos disponíveis naquele espaço.
Após fazer esta reflexão/levantamento sobre sua escola, respondendo às questões, você poderá escrever um relatório individual para ser compartilhado com seu(sua) formador(a) e os(as) colegas. O local de publicação desse relatório será indicado pelo(a) professor(a) da turma.
Feito isso, convidamos você a participar do fórum criado pelo(a) formador(a) para rediscutir, agora com base em dados concretos e nos conhecimentos aprendidos até o momento, algumas questões:
Para que possamos ensinar a ler e a produzir textos hoje é preciso, então, entender como esses novos textos funcionam e como a combinação de mídias e linguagens possibilita a construção de novos sentidos. Precisamos também considerar quais conhecimentos, habilidades e procedimentos são requeridos para isso.