Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Mosaicos

Sugestão de Atividade 3.1: Fórum Mosaicos

 A partir do vídeo assistido, você poderá responder as perguntas a seguir e publicar suas respostas no local indicado pelo(a) formador(a).

  • Você costuma propor trabalhos envolvendo a pavimentação do plano a seus(suas) alunos(as)? De que forma?
  • Você trabalha com semelhanças entre figuras planas? De que forma?

 

 

Parte 1 - Procure responder as perguntas propostas e publique suas respostas no espaço criado para este fim.

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 2 - Depois, você poderá ler e comentar as respostas de dois(duas) ou mais colegas  indicados(as) pelo(a) professor(a) formador(a), que deve usar uma estratégia para garantir que todas as propostas sejam lidas e comentadas.

 

 

 

 

 

Parte 3 - Agora, que tal complementar sua resposta pensando nas mudanças que poderia promover em suas práticas, a partir dos comentários e questionamentos dos(as) colegas e do vídeo assistido?

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - Procure participar da atividade colaborativa e ajude a agrupar as propostas similares, organizando uma categorização para as propostas elaboradas pela turma. Para isso, é importante que se determinem parâmetros de organização que justifiquem cada agrupamento. Ao final, terá sido formado um elenco de propostas para o trabalho com o uso de mosaicos e Geometria Dinâmica em sala de aula.

 

Leituras Recomendadas

As leituras recomendadas abordam Geometria Dinâmica e construção de mosaicos no plano. Essas leituras deverão contribuir na elaboração de sua proposta de ensino, a ser apresentada ao fim do tópico, e nos comentários e análises que você deve realizar sobre as propostas de seus e suas colegas.

Uma leitura recomendada é a dissertação de Margarete Farias Medeiros, intitulada Geometria Dinâmica no ensino de transformações no plano - uma experiência na Educação Básica. Trata-se de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano usando o ambiente de geometria dinâmica GeoGebra. A proposta procura integrar Geometria e Arte através da construção de pavimentação do plano e de mosaicos de Escher. Sugerimos a leitura dos capítulos 4 e 5.

Outra leitura recomendada é uma publicação da Revista do Professor de Matemática, número 40: Mosaicos no Plano, de Mário Dalcin e Sérgio Alves. Os autores apresentam problemas onde é preciso cobrir uma superfície plana com regiões poligonais e discutem suas soluções.


Ir para página anterior Ir para próxima página