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Tópico IV - Tratamento da Informação

2 Criação de Categorias

Quando desejamos conhecer melhor um determinado domínio de conhecimento, é necessário fazer um levantamento de dados. Nos exemplos anteriores, apresentamos uma forma de organizar os dados de determinados domínios para os quais já estavam escolhidas as categorias desejadas e, assim, bastou associar cada categoria com uma coluna da tabela. Mas, quando queremos iniciar um estudo, precisamos, antes, escolher essas categorias para que, depois, possamos realizar a coleta dos dados.

Por exemplo, se desejássemos estudar as condições das escolas de nosso município, precisaríamos escolher categorias que representassem o foco que queremos dar ao estudo, ou seja, determinar quais perguntas gostaríamos de responder com os dados sobre essas escolas.

Para responder questões sobre a adequação da escola à comodidade dos estudantes, poderíamos pensar em categorias tais como: dimensões das salas de aula, quantidade de estudantes por sala, tamanho da área de recreação, dimensões do refeitório, nível de segurança, acessibilidade etc.

Sugestão de Atividade 4.3: Categorias
  • Considere que você deseja conhecer melhor os(as) seus(suas) colegas de trabalho. Quais categorias elegeria para falar sobre eles(as)?
  • E se você quisesse conhecer melhor seus alunos e alunas, quais categorias seriam úteis?
  • E se desejasse falar sobre a variedade de equipamentos públicos de sua cidade, quais categorias você escolheria?

Pergunte ao seu(sua) formador(a) o local de publicação desta atividade!


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