Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Tratamento da Informação

Sugestão de Atividade 4.5: Apropriação

Cursista, agora chegou a sua vez! Procure formar um grupo com seus(suas) colegas de curso e faça um estudo sobre uma das alternativas apresentadas a seguir, sendo que o tamanho dos grupos e os critérios para formação serão definidos pelo(a) professor(a) formador(a).

 

Alternativa 1: as condições ambientais das ruas próximas à escola onde trabalham.

Alternativa 2: as condições socioeconômicas de seu município.

Alternativa 3: as condições socioeconômicas dos(as) estudantes da escola onde trabalham.

Alternativa 4: um estudo sobre as refeições servidas na escola ao longo do ano.

Alternativa 5: um estudo sobre as condições socioeconômicas das famílias dos(as) alunos(as) de sua sala de aula.

 

 

Sugerimos a seguinte metodologia para este estudo: 

● identificar categorias apropriadas para descrever o objeto de estudo;

● fazer o levantamento e o registro de dados, preenchendo uma planilha de cálculo compartilhada;

●  aplicar medidas de sumarização e de variabilidade na tabela;

●  elaborar gráficos adequados para a análise;

● produzir um texto cooperativo analisando o contexto escolhido.

Revisão por pares

 

Parte 1 - Procure ler, analisar, questionar e fazer sugestões sobre o trabalho de dois grupos diferentes daquele do qual faz parte.

Parte 2 - É importante que cada grupo busque ler e responder os comentários e sugestões dos(as) colegas.

 

Parte 3 - Sugerimos que cada grupo apresente uma segunda versão, apoiada nas críticas e sugestões dos(as) colegas e nas reflexões motivadas por essa revisão.

 

Publique no local indicado pelo(a) formador(a) as etapas desenvolvidas na atividade proposta. Para as tabelas, recomendamos usar o recurso Print Screen, que captura a tela gerando um arquivo de imagem do que é visualizado na mesma.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página