Neste tópico, vamos explorar o conceito de proporcionalidade, juntamente com as possibilidades de uso de registros fotográficos digitais – que podem ser feitos com aparelhos portáteis, como celulares e tablets – para favorecer o envolvimento dos estudantes na construção do conhecimento.
Utilizaremos a fotografia como ponto de partida para o estudo do conceito de proporção e o cálculo das dimensões de prédios e de objetos da escola como motivação para a compreensão do algoritmo da Regra de Três. O vídeo apresentado nesta unidade mostra uma atividade sendo realizada com estudantes do 9º ano de uma escola pública de Porto Alegre – RS. Além de acompanhar essa proposta de atividade, esperamos que neste tópico você compartilhe alternativas para a realização de atividades similares e crie outras propostas que integrem a fotografia às aulas de Matemática.
Buscando facilitar a realização da atividade sugerida na sua escola, são apresentadas alternativas de aplicação que necessitam apenas de recursos básicos, como uma impressora, para que o aluno possa manipular a reprodução da fotografia, ou ainda ferramentas de uso amplamente difundido, como editores de texto ou de imagem.
Você será avaliado pela sua participação nos fóruns de discussão, pela realização das atividades práticas e pela criação coletiva de uma proposta didática que utilize fotografia como ferramenta de ensino de Matemática. Dê atenção ao cronograma, pois as participações nos fóruns têm uma sequência prevista.