Neste primeiro tópico de estudos, vamos explorar o conceito de proporcionalidade, juntamente com as possibilidades do uso dos aparelhos móveis como celulares e tablets, para favorecer o envolvimento de nossos alunos na construção de conhecimento. Utilizaremos a fotografia como ponto de partida para o estudo do conceito de proporção, e o cálculo das dimensões de prédios e de objetos da escola como motivação para a compreensão do algoritmo da Regra de Três.
Vamos abordar o tema Localização no Espaço e o uso do Google Maps, explorando possibilidades de uso das tecnologias digitais para favorecer a construção de conhecimento. Neste tópico, nosso foco recairá sobre a apropriação de recursos oferecidos pelo Google Maps, a partir de situações concretas envolvendo a exploração do espaço em que vivemos, integrando aprendizagem em Matemática e TDIC.
Neste tópico, estamos interessados(as) na exploração das possibilidades que as tecnologias digitais trazem para o estudo do tema Tratamento da Informação. Usaremos como suporte computacional as planilhas de cálculo. Assim, ao mesmo tempo que vamos descobrindo o quanto essa tecnologia facilita a produção e a disseminação de novas informações, aprendemos a conviver com essas informações de uma forma mais favorável ao nosso bem estar.
Neste tópico, vamos explorar as possibilidades de uso em sala de aula dos diferentes tipos de objetos digitais de aprendizagem (ODA) disponíveis na web para favorecer a construção de conhecimento. Apresentaremos alguns ODA que podem colaborar no trabalho com determinados conceitos, uns mais apropriados para explorar os conceitos ainda desconhecidos e outros para revisar aqueles já abordados.