Olá, cursista! Seja bem vindo(a) ao Tópico 1 do núcleo de aprendizagem de Educação Física e TDIC, intitulado Lazer, Jogos e Brincadeiras. Neste tópico, você encontrará atividades com uma perspectiva formativa, que partem da relação escola-comunidade, destacando a importância que o lazer assume nas atividades pedagógicas realizadas dentro e fora do ambiente escolar; e, também, o modo como as TDIC interferem nesse processo.
As atividades que envolvem lazer, jogos e brincadeiras – em uma perspectiva formativa – partem, necessariamente, da relação escola-comunidade escolar e da concepção desta como um espaço privilegiado à iniciação e ao estímulo no contato com conteúdos culturais. Assim, este conteúdo, em todas as suas atividades, baseia-se no contato da escola com o entorno cultural no qual está inserida, tomando-o como um espaço para a fruição e a produção de práticas de participação comunitária, ligadas principalmente às manifestações culturais locais.
Para tanto, será preciso ampliar o olhar e inserir nesse contexto o ambiente digital, no qual estão igualmente presentes as práticas de lazer, os jogos, as brincadeiras e as possibilidades de fomentar a cultura. Uma cultura que entrelaça o digital às práticas corporais, unindo-os em uma só atividade, on e off-line. Cursista, para observarmos algumas dessas relações, sugerimos o vídeo abaixo.
Com o intuito de auxiliar nessa tarefa, propomos a você algumas reflexões sobre as relações que o lazer, os jogos e as brincadeiras estabelecem no intrincado campo da cultura, no qual, como não poderia deixar de ser, também está incluído o aspecto digital: o lazer e a indústria cultural, as práticas corporais inerentes à cultura lúdica da comunidade e os espaços e equipamentos para o lazer no entorno escolar.
Dessa maneira, propomos um percurso para a construção do olhar sobre o lazer, os jogos e as brincadeiras, amparado na compreensão destes como possibilidades para as manifestações culturais locais, o protagonismo das práticas corporais e, sobretudo, a concepção desta atividade como direito social.