Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Corpo, Saúde e Estética

Olá, cursista! Para este último tópico, propomos começar com alguns questionamentos: de que forma os temas do corpo, da saúde e da estética são abordados nas aulas de Educação Física? Você já pensou sobre como os seus alunos e suas alunas se relacionam com esses temas? Como eles(as) se sentem em relação aos diferentes estereótipos, propostos midiaticamente, que perpassam esses três elementos? E, principalmente, como a cultura digital favorece os debates sobre esses assuntos e interfere nas aulas de Educação Física? Você já refletiu sobre isso?

Para pensarmos melhor essas questões, neste tópico, discutiremos como o corpo, a saúde e a estética são abordados na cultura digital e como se inserem no cotidiano dos(as) adolescentes e jovens. Nesse sentido, o nosso desafio é discutir como o ensino de Educação Física pode colaborar para um olhar crítico sobre essas temáticas.

 

Introdução

O complexo temático desenvolvido neste tópico nasce do reconhecimento da categoria “corpo” como centralidade no âmbito das culturas juvenis e, como tal, uma presença marcante no espaço escolar. Numa perspectiva sociocultural, o corpo reúne boa parte das atenções e expressividades da juventude em idade escolar, sobretudo durante o Ensino Médio. No corpo atuam pressões e imposições da sociedade, como violências simbólicas que podem ser relacionadas aos transtornos alimentares, a preconceitos e a exclusões, além dos apelos, de toda ordem, ao consumo.

Por outro lado, o corpo dos(as) jovens contém símbolos identitários, como a indumentária, os adereços, os piercings, as tatuagens etc., que são também sua linguagem. Através dessa linguagem, os(as) jovens demonstram suas adesões e também manifestam resistência.

Assim, as práticas corporais adquirem grande importância no processo de ensino-aprendizagem e nos diálogos escolares, não apenas nas práticas pedagógicas do componente curricular Educação Física, mas nesse por excelência.

 

Imagem 3.1


Ir para página anterior Ir para próxima página