Nas culturas juvenis, o corpo pode ser associado ao binômio saúde-estética, cuja ambiguidade é amplamente produzida e reforçada pelo discurso midiático, que comumente identifica como saudável aquele corpo adequado à estética hegemônica, isto é, o corpo magro e belo.
Corpos “diferentes” tornam-se objetos da crítica social e, por isso, fonte de frustrações, constrangimentos e limitações – sobretudo durante as experiências com práticas corporais na Educação Física. É ao corpo jovem que preconceitos se manifestam através das diversificadas formas de bullying, por exemplo. É no corpo, também, que se materializa boa parte dos impulsos consumistas juvenis, aspectos igualmente atravessados pelo discurso midiático.
Nesse sentido, as TDIC podem ser tomadas como espaço privilegiado para a análise da “ditadura do corpo jovem, belo e saudável” e também podem ser mobilizadas na construção de estratégias didático-metodológicas que visem o esclarecimento e a emancipação dos(as) jovens no âmbito escolar.
Entendendo que um debate atualizado sobre essas questões de saúde-estética é fundamental na vida dos(as) educadores(as) atualmente, e que muitas dessas questões são tratadas por outras áreas ou de maneira interdisciplinar, convidamos você a navegar na nossa estante virtual. Nela você encontrará diferentes trabalhos que enfocam os temas do corpo, da mídia e da adolescência, e poderá aprofundar um pouco mais o estudo sobre esses assuntos.
Cursista, que tal pensar algumas dessas questões junto aos seus alunos e alunas? Será que eles e elas percebem-se influenciados pela grande mídia? Como os(as) estudantes observam a relação entre saúde e estética na vida deles(as)? Para viabilizar qualitativamente uma conversa entre você e seus(suas) alunos(as), propomos um passo a passo que pode orientar a construção deste debate.
Passo 1 - Sugerimos escolher para leitura pessoal preparatória um dos textos dispostos anteriormente na nossa estante virtual. Você pode selecionar aquele que possa auxiliá-lo(a) e prepará-lo(a) para fazer esse debate com os(as) discentes;
Passo 2 - Procure elaborar previamente algumas perguntas, buscando entender como os(as) estudantes percebem a relação entre saúde e estética. Indicamos algumas perguntas que podem nortear esta discussão: “você se sente uma pessoa na moda? Por quê?”, “você se sente uma pessoa saudável? Por quê?”. Para iniciar a conversa, você pode disponibilizar essa reportagem sobre o tratamento de acne e observar como eles(as) relacionam saúde e estética a partir da leitura do texto;
Passo 3 - Busque anotar as suas impressões para discutir sobre elas com os(as) demais colegas cursistas. O formato dessa discussão será indicado pelo(a) professor(a) formador(a).
Bom debate!