Olá, cursista! Neste momento, iniciamos um diálogo com você, que tem trabalhado como formador(a) no processo de integração das TDIC aos currículos escolares, que provavelmente já integra a equipe de um Núcleo de Tecnologia Educacional de algum estado ou município brasileiro ou tem desenvolvido ações para a integração das TDIC nas escolas.
No cenário, foram representadas algumas das diversas problemáticas que fazem parte do dia a dia do trabalho de um(a) professor(a) – como o descompasso entre as atividades propostas e as novas sensibilidades e linguagens dos(as) alunos(as) ou o desafio de procurar novas formas de avaliações –, aspectos esses que representam necessidades de recriar nossas ações como formadores(as) na busca de novos modos mais cooperativos de planejar e desenvolver o trabalho docente e o aprendizado dos(as) alunos(as).
Essas questões são apresentadas no contexto do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, que durante vários anos tem acompanhado os(as) professores(as) do município no processo de integração das TDIC a sua prática pedagógica.
Para começar nossos estudos, convidamos você para realizar a primeira ação de aprendizagem: registre suas impressões iniciais sobre o cenário. Consideramos que as reflexões promovidas pelos diferentes elementos nele representados servirão de referências para as análises que buscamos fazer neste núcleo.
Visualizar o cenário inicial deve ter lhe provocado lembranças e reflexões sobre os processos de formação desenvolvidos por você nos contextos em que atua. Pensando nisso, lhe convidamos a escolher uma das cenas do vídeo que tenha chamado sua atenção. Para isso capture-a por meio de um print-screen. Em seguida, procure produzir um documento que inclua a imagem e escreva um pequeno texto, de dois ou três parágrafos, relatando a todos(as), professores(as) e colegas de estudos, a lembrança ou reflexão trazida a partir da cena selecionada. Então, recomendamos publicá-lo numa área de debates, que será definida pelo(a) seu(sua) professor(a) formador(a).
Aproveite para ler o material também compartilhado pelos(as) seus(suas) colegas cursistas e procure comentá-lo. Repartindo experiências, explicitam-se afinidades, problemas e avanços comuns, assim muitas trocas e aprendizados podem ocorrer. Ao fazer comentários, você pode identificar elementos que você considera importantes para promover a formação de professores(as) rumo à uma efetiva integração das TDIC nas escolas.