Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III – Integração Crítica e Criativa das TDIC à Ação Docente

Sugestão de Atividade 5: Ação Docente: Construindo uma Prática Coletiva - Etapa 1

Quando desenhamos as formações docentes, precisamos levar em conta as especificidades do seu saber e fazer. A síntese que fizemos do texto de Maria do Céu Roldão descreve suas principais características.

Nesta atividade propomos a você revisitar a experiência e a prática do Núcleo de Tecnologia do Município de Jaraguá do Sul para analisar como essas características estão presentes no trabalho de seus(suas) profissionais.

 

 

1. inicialmente propomos a construção coletiva (toda a turma) de um glossário de conceitos e ideias-chaves do texto de Maria do Céu Roldão, que sintetizamos na página anterior. Para tal, sugerimos que os(as) participantes discutam preliminarmente sobre sua elaboração e escolham uma ferramenta de edição coletiva para concretizá-la (Google Drive, E-proinfo, Wikis etc.). Uma possibilidade de organização sugerida é que o glossário seja feito primeiro de modo individual, para, numa segunda etapa, grupos de cinco ou seis pessoas reunirem suas anotações e, a seguir, a finalização do glossário ser feita com o agrupamento e a síntese final do trabalho de todo o grupo.

 

2. Em seguida, propomos que em duplas, vocês revejam o cenário inicial de nosso núcleo, com especial atenção aos depoimentos dos(as) profissionais do NTM de Jaraguá do Sul (Célia, Leila e IraciIrvacni), e assistam também ao depoimento de Jonas, articulador de TDIC da Escola Vitor Meirelles, e de Antônio, diretor dessa escola. Ao ver os depoimentos desses(as) profissionais, solicitamos que as duplas escolham trechos em que as práticas narradas pelos(as) formadores(as) de Jaraguá do Sul contemplem e reflitam um ou mais aspectos elencados no glossário construído. A indicação do(s) trecho(s) escolhido(s) pode ser feita por meio da exposição dos vídeos aos(às) colegas.

 

3. Ainda em dupla, procurem escrever um breve texto –socializando-o posteriormente em uma área de debates indicada pelo(a) formador(a) – com considerações, comentários e justificativas sobre suas escolhas.

 

4. Procurem observar a partir da retomada da imagem escolhida e da discussão realizada na Atividade 1 em comparação com as escolhas e reflexões atuais, se elas estão relacionadas entre si.

 

 


Ir para página anterior Ir para próxima página