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Tópico III - A Gestão Escolar Hoje

Liderança e Trabalho Coletivo

 

A equipe gestora (diretor, diretor assistente, supervisor pedagógico, orientador educacional, NTE etc.) de uma escola, assim como os demais profissionais da equipe de gestão escolar, exerce um papel caracterizado pela liderança, inerente às suas funções.

É importante reconhecer que todo trabalho em educação, em função de sua natureza formadora, implica ação de liderança, que se constitui na capacidade de inspirar as pessoas, valorizando as competências do seu grupo para que, em conjunto, aprendam, construam conhecimento, desenvolvam novas competências e habilidades para lidar com as novidades tecnológicas, realizem projetos, promovam, de maneira articulada e consistente, a aprendizagem e a formação dos estudantes, considerando as características das gerações diversas existentes na escola.

O exercício pleno da liderança demanda conhecimentos, habilidades e atitudes especiais cujo desenvolvimento deve ser contínuo e requer atenção especial dos gestores escolares que, para a realização dos objetivos educacionais a que a escola se propõe, assumem responsabilidades conjuntas sobre tudo o que acontece na escola.

A liderança não é uma característica inata das pessoas, embora alguns apresentem mais facilidade do que outros no seu exercício. Por isso, a análise e reflexão dessas questões se tornam imprescindíveis para que o gestor possa exercer de forma efetiva o seu trabalho. O conceito de liderança, segundo Lück et al. (2006), pode ser definido como:

“[...] um conjunto de fatores associados, como, por exemplo, a dedicação, a visão, os valores, o entusiasmo, a competência e a integridade expressos por uma pessoa que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingirem objetivos e metas coletivos e se traduz na capacidade de influenciar positivamente os grupos e inspirá-los a se unirem em ações comuns coordenadas.” (p. 33)

 


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