Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - A Gestão Escolar Hoje

Práticas da Gestão Escolar

Algumas iniciativas, tomadas como base na prática da gestão escolar, podem ajudar você a desenvolver suas qualidades de liderança. Vejamos alguns exemplos do que pode ser feito.

Envolver a equipe no planejamento: promover participação, autonomia e corresponsabilidade

Construir coletivamente seu planejamento, dando a autonomia necessária para que cada um desempenhe suas tarefas, criando assim um modelo de consciência do papel de cada um no processo e da corresponsabilidade em relação aos resultados alcançados, mas também lembrando que esse planejamento não “está escrito em pedra”, podendo ser repensado e reescrito sempre que necessário.

 

Manter o foco no objetivo final da gestão escolar: promover o aprendizado dos alunos

As questões burocráticas ou relacionadas ao funcionamento da escola são parte da ocupação do gestor escolar, mas o objetivo último da sua atuação é propiciar, juntamente com sua equipe e o corpo docente, as condições necessárias para que os alunos aprendam com qualidade. Tomar conhecimento do andamento das atividades que estão ocorrendo na escola, fazer contato direto com professores, alunos e pais dá ao gestor uma boa visão do que está dando certo,  onde estão os desafios e o que pode ou deve ser mudado.

 

Estabelecer metas claras: promover análise de dados reais da escola

Estabelecer metas é o primeiro passo para promover alguma transformação em qualquer ambiente, e na escola isso não é diferente. É preciso saber aonde se quer chegar e ter consciência do papel que cada decisão ou ação desempenha no caminho escolhido para promover a transformação desejada; no entanto, nenhuma mudança pode partir de uma suposição, nem se concretiza sem um plano bem desenhado, por isso ela precisa estar baseada em dados concretos da escola, em expectativas realistas e em estratégias construídas coletivamente. Lembre-se da importância da participação e da  corresponsabilidade!

 
Fazer a gestão da aprendizagem: compartilhar sucessos, apoiar quem precisa e promover formação

A gestão da aprendizagem implica no aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em sua escola, visando a qualidade crescente da educação oferecida aos alunos. Para isso, é preciso identificar as práticas pedagógicas competentes, propiciando seu compartilhamento na equipe de professores, para que possam se multiplicar, dar apoio efetivo aos professores a alunos que necessitem e discutir coletivamente as demandas de formação e quais os melhores meios para encaminhá-las. A pessoa certa (que pode ser alguém de dentro ou fora da escola), com a abordagem certa (cada caso é um caso, é preciso estudar bem a demanda para decidir o melhor caminho), no momento certo (deixar formações somente nos planejamento anuais pode ser improdutivo) faz a diferença. Por isso, fique sempre atento às necessidades de formação da sua escola e procure atendê-las, na medida das possibilidades da sua realidade.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página