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Tópico I - Novos Tempos, Novas Possibilidades e Novos Desafios

Como Planejar os  Tempos da Escola?

Como vimos anteriormente, na organização do tempo escolar, é preciso levar em conta a sua realidade, nos diferentes aspectos (social, econômico e político). Temos, por exemplo, regiões onde a maioria da população engloba alunos que trabalham na área rural, e, portanto, o calendário escolar deve levar em conta as épocas de safra e entressafra.

Além disso, é necessário ajustar na escola espaços educacionais que permitam a vivência de um “tempo de criação”, como espaços ampliados, interativos e flexíveis e, para isso, as tecnologias digitais são fortes aliadas.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) se constitui no espaço oficial no qual a organização dos tempos escolares, na forma como ela é concebida pelos atores da escola, deve estar explícita e compreendida por todos de maneira clara o suficiente para que seja colocada em ação.

 

 

E você, Como Planeja e Organiza na Prática Esses Tempos Escolares?

Para isso, é fundamental saber delegar, definir prioridades e recursos que nos ajudem a gerenciar nossos tempos e compromissos, principalmente na gestão escolar. Para gerenciar o tempo, é importante elaborar um planejamento com ações para diferentes períodos de tempo, por exemplo, para um dia, uma semana, um mês etc.

As novas ações que podem surgir durante o período previsto, que obviamente acontecerão,  devem ser consideradas e anotadas, para que, no final do período, seja repassada para a agenda. Um procedimento indicado para a elaboração da agenda é diferenciar o que é compromisso do que é atividade, definindo o nível de prioridade de cada uma das ações, para que seja organizada a agenda em relação ao tempo de execução de cada uma delas.

Como Aproveitar Melhor o Tempo?

Uma possibilidade é analisar as ações planejadas e definir o que é importante do que não é importante e, em relação ao tempo previsto para sua execução, definir o que tem urgência do que não tem urgência, e isso não é tarefa fácil.

Ações importantes são ações que trazem resultados, ou seja, são relevantes e merecem prioridades. As que são urgentes e que se referem a prazo exigem atenção imediata para a execução da tarefa. Podemos definir as ações em relação à prioridade e à urgência, como:

  1. tarefas importantes e urgentes: são tarefas que exigem a atenção imediata do gestor. O prazo de execução está se esgotando;
  2. tarefas importantes e não urgentes: são tarefas que são relevantes e podem ser planejadas e executadas de acordo com os prazos estabelecidos;
  3. tarefas urgentes e não importantes: são tarefas consideradas como urgentes, mas que não trazem resultados importantes, não possuem valor significativo;
  4. tarefas não urgentes e não importantes: são tarefas desnecessárias, desperdiçam o tempo da escola, não trazendo resultados importantes.  

 

 

Para ajudar a sua reflexão sobre o gerenciamento do tempo em relação ao estabelecimento de prioridades, observe nossa gestora organizando suas tarefas e faça o mesmo exercício, vamos lá?

 

 

  

 

Dada a complexidade da organização dos tempos da escola, faz sentido então pensarmos que um gestor consegue dar conta de tudo sozinho? É fácil concluirmos que não! É preciso então encontrar uma forma de envolver a participação de todos os segmentos da escola.  E, para organizar um trabalho coletivo, é preciso considerar  as características individuais da comunidade escolar.


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