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Fase 4 - Gamificação

Veja Alguns Exemplos de Gamificação:

A maioria das criações gamificadas atualmente é usada para campanhas de marketing para conquistar consumidores. Veja um exemplo da marca Nike (o vídeo possui legenda em português):

Vídeo da campanha O que é o IT? (What is IT? - Play Nike + Tag), 2011.

O FourSquare é um dos maiores exemplos de gamificação: é um aplicativo social de geolocalização que recompensa o jogador por visitar lugares físicos. Quanto mais você visitar uma pizzaria, por exemplo, mais pontos você ganhará, podendo virar “prefeito” do local e ganhar desconto em seus produtos. Além, é claro, do reconhecimento entre seus amigos. O Foursquare popularizou os badges, que são selinhos que servem como condecoração por performance na rede. A diferença dos badges para os pontos é que você pode exibir ou colecionar seus badges, usando-os para representar e comunicar às outras pessoas o que você fez, conquistou ou mereceu pelas suas atividades.

 

A gamificação em empresas é usada para gerenciar a carreira de seus funcionários. Conforme cumprem metas, eles ganham experiência, sobem de nível e recebem alguma premiação, como o aumento da participação nos lucros. Veja alguns exemplos desenvolvidos por uma empresa especializada nessas criações:

Imagem retirada do blog da Aennova, empresa especializada em serious games.

O projeto pioneiro no Brasil que incluiu a gamificação foi o Oásis Santa Catarina (“O jogo real que vai mudar a sua vida”), que reuniu voluntários para ajudar as vítimas das chuvas que atingiram o estado em 2008. Por meio de gincanas virtuais e presenciais, eles construíram pontes, creches e praças nos locais atingidos.

Mais uma etapa de nossa caminhada chega ao fim. Agora que você compreende o que é a gamificação, cursista, podemos discutir mais sobre como essa prática se transforma e ganha espaço na educação. Vamos conhecer mais sobre a gamificação na educação.


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