Pensar na gamificação na educação é um desafio fundamental para que possamos dar o primeiro passo rumo à construção de propostas que utilizem os jogos digitais no contexto escolar. Dessa forma, pensamos em propor um desafio para instigar você, cursista, a vivenciar a gamificação em sua sala de aula.
Etapa 1 - Com base nas orientações para aplicação da gamificação em ambientes de aprendizagem, propomos que você construa um plano de aula tendo como base o conteúdo que irá ser trabalhado e os princípios da gamificação apresentados até aqui. Lembramos que não estamos focalizando o lado competitivo, que muitas vezes pode sobressair em algumas narrativas, mas sim, propostas cooperativas, de equipes cujos integrantes precisem de diferentes habilidades para a execução do desafio. Para facilitar seu planejamento, aconselhamos você a retomar os Princípios de Aprendizagem, apresentados por GEE, anteriormente. Dessa forma, você terá ferramentas suficientes para estruturar uma proposta de aula gamificada.
Etapa 2 - Procure aplicar o plano de aula elaborado em sua classe e faça um breve relato contando sua experiência. Queremos saber mais sobre como foi sua performance em sala, o engajamento dos(as) alunos(as) e uma breve avaliação dos prós e contras dessa prática gamificada.
Etapa 3 - Você pode fazer um vídeo contando sua experiência. Nesse relato, procure descrever como pensou a atividade e como ela se realizou na prática. Você pode ter como exemplo o vídeo do professor Ederson Torresini, que apresentamos em nosso cenário, e seu depoimento de como trabalhar numa proposta gamificada, e basear-se nesse modelo para fazer seu próprio vídeo.
Etapa 4 - Agora, convidamos você a publicar o vídeo produzido no YouTube e a compartilhar, posteriormente, o link no local indicado pelo(a) seu(sua) formador(a), para que a turma possa conhecer a experiência!
Sucesso!