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Fase 4 - Gamificação

 

Sugestão de Atividade 5: Vivenciando a Mudança

Pensar na gamificação na educação é um desafio fundamental para que possamos dar o primeiro passo rumo à construção de propostas que utilizem os jogos digitais no contexto escolar. Dessa forma, pensamos em propor um desafio para instigar você, cursista, a vivenciar a gamificação em sua sala de aula.

 

Etapa 1 - Com base nas orientações para aplicação da gamificação em ambientes de aprendizagem, propomos que você construa um plano de aula tendo como base o conteúdo que irá ser trabalhado e os princípios da gamificação apresentados até aqui. Lembramos que não estamos focalizando o lado competitivo, que muitas vezes pode sobressair em algumas narrativas, mas sim, propostas cooperativas, de equipes cujos integrantes precisem de diferentes habilidades para a execução do desafio. Para facilitar seu planejamento, aconselhamos você a retomar os Princípios de Aprendizagem, apresentados por GEE, anteriormente. Dessa forma, você terá ferramentas suficientes para estruturar uma proposta de aula gamificada.

Etapa 2 - Procure aplicar o plano de aula elaborado em sua classe e faça um breve relato contando sua experiência. Queremos saber mais sobre como foi sua performance em sala, o engajamento dos(as) alunos(as) e uma breve avaliação dos prós e contras dessa prática gamificada.

Etapa 3 - Você pode fazer um vídeo contando sua experiência. Nesse relato, procure descrever como pensou a atividade e como ela se realizou na prática. Você pode ter como exemplo o vídeo do professor Ederson Torresini, que apresentamos em nosso cenário, e seu depoimento de como trabalhar numa proposta gamificada, e basear-se nesse modelo para fazer seu próprio vídeo.

Etapa 4 - Agora, convidamos você a publicar o vídeo produzido no YouTube e a compartilhar, posteriormente, o link no local indicado pelo(a) seu(sua) formador(a), para que a turma possa conhecer a experiência!


Sucesso!

Chegamos ao final de nosso curso e de nossos desafios. Ao longo das quatro fases vivenciadas por você, foi possível conhecer um pouco mais do mundo dos jogos digitais e suas possibilidades educativas. Foram apresentados também os princípios de aprendizagem de  James Paul Gee, que proporcionam uma melhor compreensão dos aspectos cognitivos e habilidades que os jogos digitais estimulam e desenvolvem. E, nesta última etapa, pudemos apresentar a você como utilizar os princípios dos jogos em sala de aula, tornando sua prática mais dinâmica e instigante. Agora é com você, utilize sua criatividade e ponha em ação algumas de nossas descobertas!

 Cursista, para auxiliá-lo(a) a compreender um pouco mais de onde vêm os princípios da gamificação, apresentaremos a você a Teoria dos Jogos, e mostraremos como a mesma participa de nossa vida sem nos darmos conta.

 

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