Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Fase 1 - O Mundo dos Jogos Digitais Chega à Escola

Sugestão de Atividade 2: Planejando com os Casual Games

Como vimos anteriormente, essa modalidade de jogo, com todas as suas peculiaridades, tem ganhado muito espaço e atenção das crianças, jovens e, inclusive, adultos. Na internet, existem diversos sites especialmente voltados para divulgação desses jogos. Assim, propomos que você encontre um casual game que possa ser utilizado em uma de suas aulas para auxiliar na aprendizagem de um conteúdo ou habilidade específica. É importante entender que esse jogo não substituirá uma aula mais formativa e explicativa do conteúdo em questão, mas sim, poderá ser atrelado ao espaço escolar para estimular os(as) alunos(as) a praticarem alguma habilidade específica, como agilidade de raciocínio, sequência lógica, leitura espacial, leitura de imagens etc. Para auxiliá-lo(a), organizamos os passos de realização da atividade.

 

Etapa 1 - Navegue pela internet, ou procure apps disponíveis para celular ou jogos disponíveis para o Facebook, e selecione um dos jogos que considerar mais adequados para a sua área de atuação em sala. Jogue-o!

Etapa 2 - Após conhecer bem os objetivos do jogo, habilidades estimuladas e principais características, procure elaborar uma proposta de atividade para ser realizada com sua turma. Para essa etapa, é importante que seja definido a qual temática do currículo da sua disciplina o jogo se adéqua e, assim, explicar a importância de propor uma prática com o jogo selecionado.

Etapa 3 - Recomendamos que sua atividade seja organizada com base na temática selecionada na etapa anterior, indicando os objetivos de aprendizagem esperados por meio da prática com esse jogo, e procure descrever como seria feita a apresentação da atividade aos(as) estudantes.

 

Etapa 4 - Para finalizar nosso desafio, sugerimos  que você converse com um(a) estudante sobre a proposta e peça a ele(a) para utilizar o jogo selecionado e contar a você o que achou do jogo e da atividade. Se ele(a) a considerou importante para a aprendizagem de algum conhecimento, peça para indicar qual. Assim você poderá fazer um comparativo entre a proposta elaborada e a efetivação da mesma, de forma a conhecer as reais possibilidades de aprendizagem.  Não se esqueça de que, por serem os casual games jogos rápidos e simples, eles deverão ser propostos dentro de uma perspectiva mais objetiva, para se trabalhar algum conceito específico ou habilidade importante para o desenvolvimento de uma proposta de atividade maior.

 

Podemos perceber, a partir desse infográfico, que os videogames podem trazer ganhos reais para a educação, atrelando aprendizado e entretenimento de forma rica e promissora. Mesmo que ainda existam muitas dúvidas sobre a influência que alguns jogos podem ter em crianças e adolescentes, como o estímulo à violência e à competição, existem muitos fatores positivos que justificam seu uso na educação. As diversas habilidades desenvolvidas diretamente por essa atividade, como indica o infográfico, são um desses fatores, cuja observação e estímulo pode ser muito importante na educação. Nosso maior desafio talvez não seja compreender as possibilidades educativas que podem ser desenvolvidas a partir de uma prática permeada pela utilização dos videogames, mas sim descobrir como articulá-los em nossa metodologia diária.


Ir para página anterior Ir para próxima página