Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Fase 1 - O Mundo dos Jogos Digitais Chega à Escola

Refletindo

O ato de jogar pode e deve permear a vida cotidiana, de forma a estimular a vivência de experiências que extrapolam a realidade imediata de todos(as) nós, crianças, jovens e adultos, e que nos proporcionam a busca de soluções de problemas e a realização de dinâmicas de enfrentamento de dificuldades junto ao coletivo, como nos jogos cooperativos.

Cursos e outras propostas educativas baseadas em jogos (traineetêm sido utilizados por muitas empresas para a formação e aprimoramento de seus funcionários. Esses treinamentos têm sido considerados extremamente enriquecedores, pois a prática de jogos trabalha habilidades que atualmente são requisitadas nas empresas, como a busca de soluções a partir de iniciativas próprias, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico aguçado (PRENSKY, 2012).

A partir dessa perspectiva, busca-se permitir, ao longo desta primeira fase, a vivência de experiências que mostrem um novo olhar sobre o ambiente escolar, recriando espaços de reflexão para as possibilidades educativas concretas que podem ser atreladas ao espaço digital dos jogos.

A seguir, apresentamos alguns elementos de uma modalidade de jogos digitais muito popular entre crianças, adolescentes e adultos, os casual games. Aprenda um pouco mais sobre esses jogos, aproveitando para interagir com eles. 

 

 

Sugestão de Atividade 1: Conhecendo o Mundo dos Jogos

Casual games têm sido uma grande febre, e esse é o momento de conhecer um pouco mais sobre essa modalidade de jogo que tem mobilizado muitos estudantes que dedicam horas a apps de celular, Facebook e uma série de sites que ofertam on-line esses jogos. Os casual games são jogos simples e rápidos de aprender, com fases de curta duração e objetivos práticos. Prendem a atenção do jogador por proporcionarem uma boa relação entre o grau de dificuldades, que cresce à medida que o jogo avança, e as recompensas dadas por completar mais um nível do jogo, que serão necessárias para vencer a próxima fase.

Pronto para jogar?

Etapa 1 - Você pode escolher um dos links indicados com sugestões de casual games e jogá-lo por um tempo.

Sugestões de jogos:

http://www.bloxorzgame.com 
O objetivo desse jogo é fazer o bloco cair no buraco. Existem 33 fases para serem passadas. Você utiliza as setas do teclado para movimentar e girar o bloco.

http://www.sogamesonline.com.br/jogar.php?id=177 
Nesse jogo, você tem uma série de fases em que o uso de diferentes habilidades é alternado. Também são apresentados quebra-cabeças para serem montados, combinações e acerto em alvos em movimento.

http://www.gamesz.com.br/games/puzzle/plumber-2 
Nesse game, você precisa fazer as conexões certas na tubulação de forma a levar a água pelo cano.

https://play.google.com/store/apps/category/GAME?hl=pt_BR 
Nesse link, você pode encontrar diversos jogos, tanto casuais como jogos mais elaborados como Valiant Hearts: The Great War. Esperamos que essas sugestões possam colaborar mais com seu processo de vivência no mundo dos jogos.

Enquanto joga, procure observar os seguintes aspectos:

1. Qual o objetivo principal do jogo?

2. Quais os elementos motivadores do jogo?

3. Qual o tempo de duração do jogo?

4. Que habilidades são mais importantes para executar as atividades do jogo escolhido?

Etapa 2 - Agora, você pode construir um mapa mental, relacionando a temática do jogo escolhido a alguns aspectos relevantes. É importante compreender que um mapa mental é a forma de organizar informações, ideias, conceitos relacionados a uma palavra ou termo chave. Em nosso caso, iniciaremos nosso mapa mental a partir do jogo que jogamos – ex: Bloxorz Game. A partir dessa palavra, você pode elencar suas descobertas, percepções e aprendizados em forma de uma teia.

Sugerimos, para facilitar sua criação, a utilização do site Examtime. Nele, você pode se cadastrar utilizando sua conta Google e dar início ao desenvolvimento do seu mapa. Após a elaboração, compartilhe-o com seu(sua) professor(a) formador(a) no local indicado por ele(a).

 

Por meio dessa experiência, você deve ter percebido como pode ser rico o mundo dos jogos digitais. Se você teve a curiosidade de experimentar todas as sugestões de jogos que foram feitas, pode visualizar que, a partir deles, conceitos básicos de matemática, lógica, organização espacial podem ser abordados junto a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esse exercício teve por finalidade mostrar um pequeno pedaço do que pretendemos explorar ao longo de todo o curso.


Ir para página anterior Ir para próxima página