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Fase 3 - Jogos Digitais e os Processos de Aprendizagem

Princípios de Aprendizagem Construídos nos Games

Cursista, a seguir conversaremos um pouco sobre os estudos do teórico James Paul Gee, que aborda os princípios de aprendizagem inerentes aos jogos digitais, apontando de forma metodológica e didática os diversos aspectos singulares relativos às habilidades estimuladas pelos mesmos, possibilitando a você, cursista, pensar em propostas concretas de atividades, com objetivos claros, potencializando aos(às) alunos(as) desenvolverem de forma lúdica seus conhecimentos.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre os jogos digitais e suas possibilidades educativas, é fundamental que reflitamos crítica e sistematicamente sobre seu papel didático e metodológico, pois, enquanto jogamos, muitas habilidades são desenvolvidas e trabalhadas em cada um de nós.

O autor americano Gee (2004), linguista social, em seu livro What video games have to teach us about learning and literacy (O que os vídeo games têm para nos ensinar sobre aprendizagem e letramento), rompe com muitas ideias estereotipadas a respeito dos jogos digitais ao descrever uma série de princípios  de  aprendizagem  elaborados a partir da interação com  bons jogos digitais. 

Para Gee, os jogos podem promover o desenvolvimento cognitivo e gerar melhores resultados nas atividades escolares, uma vez que são baseados em uma tecnologia divertida, atraente e interativa. Esse autor compreende que, ao contrário da maioria dos processos de ensino tradicionais, o ato de jogar não pune os(as) jogadores(as) pelos erros cometidos, mas ensina, pois a partir dos erros é possível aprender e, assim, atingir o objetivo proposto.

Em seu livro, Gee defende que os jogos não são apenas uma fonte de entretenimento, mas também um modelo de como as escolas poderiam funcionar para proporcionar um bom processo de aprendizagem, enriquecendo as práticas vivenciadas por alunos(as).

Antes de qualquer coisa, o autor defende a ideia de que aprender a jogar jogos digitais é uma nova forma de alfabetização, que se desenvolve em um campo semiótico, ou seja, em um campo de sinais que representam certos significados. Atualmente essa proposta já é considerada em muitas áreas, e se baseia na ideia de que os jogos em geral nos permitem aprender de forma ativa e participativa, o que facilita a aprendizagem crítica e reflexiva.

WHAT Video Games Have To Teach Us About Learning And Literacy. Imagem da capa do livro extraída de resenha de Jonathan Valle.

 

 

 
 

 

Conheça um pouco mais sobre Gee e seus estudos no vídeo a seguir. Nesse vídeo, o autor explica sobre o mundo dos jogos e como os jogadores interagem com eles, demonstrando as curiosidades que despertam em cada um e como acabam interferindo em nossas vidas, interesses, práticas e aprendizagens.

James Paul Gee on Learning with Video Games (2012)


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