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Fase 2 - Jogos Digitais e o Contexto Educativo

Sugestão de Atividade 3: Jogando

Cursista, mais uma fase de nossos estudos está perto de findar. Assim, mais um desafio se apresenta nessa caminhada. Prepare-se para colocar um pouco de tudo o que conversamos até o momento em prática. Agora propomos que você e seus(suas) alunos(as) joguem algum jogo.

Etapa 1 - Leve sua turma para a sala informatizada de sua escola e escolha um jogo para que todos joguem (pode ser uma sugestão sua ou dos(as) estudantes). É importante que você também jogue para que não seja uma atividade unilateral. É um momento para você, cursista, aprender com seus(suas) alunos(as). Seguem algumas sugestões de jogos, mas não se esqueça de que existem muitos outros que podem ser encontrados na internet.

Etapa 2 - Após essa experiência, você pode pedir a seus(suas) alunos(as) para registrarem com suas palavras alguns apontamentos sobre a atividade, de forma que você possa conhecer como foi a vivência deles. Sugerimos algumas questões norteadoras que podem ajudar nesta tarefa:

  • O que você achou dessa atividade?
  • Você gosta de jogar? Joga com frequência? Em que lugares?
  • Você acha possível aprender com os games? Se sim, o que se aprende?
  • Você gostaria que seus(suas) professores(as) utilizassem os jogos para ajudar nas discussões e no aprendizado em sala de aula? 

Etapa 3 - Você pode fazer uma narrativa contando o que responderam seus(suas) alunos(as) sobre as questões solicitadas e desenvolver uma reflexão relacionando as respostas deles(as) às questões propostas:

  • Após essa experiência, você considera viável a utilização dos jogos digitais na sua prática pedagógica?
  •  O que você considera mais importante saber/dominar para poder utilizar um game como recurso didático?
  • Quais foram seus medos e dificuldades?

 

Etapa 4 - Agora, convidamos você a compartilhar com a turma as impressões sobre a realização da atividade em questão no local criado pelo(a) professor(a) formador(a) para esse fim.

 

Chegamos ao final de mais uma parte de nossa aventura, e, durante nossas descobertas sobre as possibilidades educativas dos jogos digitais e suas diferentes categorias, pudemos perceber que os ganhos na aprendizagem podem ser muito maiores quando sabemos utilizar esse recurso de forma coerente com a prática exercida em sala. Assim, pretendemos, nas fases seguintes, mostrar a você, cursista, alguns aspectos metodológicos específicos da aprendizagem permeada pelo uso dos jogos digitais. Prepare-se para novas aventuras.

Cursista, para você que gostaria de compreender um pouco mais o mundo dos Jogos Digitais, seguem algumas informações adicionais que podem ser muito significativas para a sua prática pedagógica e seu planejamento do uso dos jogos.

 

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