Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico VI - Implicações das Novas Linguagens na Educação

Implicações das Novas Linguagens na Educação

.

 

Recontextualizar a Educação

Toda era tecnológica tende a configurar os processos educacionais à sua própria imagem e semelhança. Isso não significa postular o simplista argumento do determinismo tecnológico. Antes, significa constatar que há uma relação mutuamente produtiva entre as principais influências tecnológicas sobre uma cultura e as teorias e práticas educacionais que lhe são contemporâneas.

Assim, na era de Gutenberg, a instrução estava baseada no livro impresso, o que gerou um sistema educacional baseado na transmissão de conteúdos do professor, representante do saber livresco, para os aprendizes. Na era computacional, que já perdura por 50 anos, a educação está sendo recontextualizada em torno da construção do conhecimento por meio dos processamentos informacionais, modelagem, interação, compartilhamento e colaboração. No momento atual, com a entrada do paradigma móvel de comunicação global, digital, estamos assistindo, em um plano internacional, a um interesse crescente nas relações entre tecnologia móvel e aprendizagem.

 

Educação & Mídias

No contexto geral de uma pedagogia das mídias, todos os temas referentes à importância pedagógica da educação para as mídias estão incluídos. No caso do paradigma das redes sociais aliadas à mobilidade, trata-se de investigar o potencial e as contribuições que a cultura colaborativa e participativa dessas redes pode trazer para a aprendizagem. Essa investigação deve ser inserida no campo mais amplo dos conteúdos e funções das mídias, suas formas de utilização na educação e seus impactos individuais e sociais. Esse campo deve ser explorado, levando-se em conta dois aspectos:

A Didática das Mídias:

Cobre as funções e efeitos dos processos de ensino e aprendizagem com as mídias. O uso de recursos audiovisuais, como parte dos materiais didáticos, deverá ser decidido considerando-se a tarefa de educação e ensino, os currículos e os princípios didáticos. As mídias são ferramentas para alcançar os objetivos específicos das matérias. Trata-se aqui da educação pelas mídias.

A Educação para as Mídias:

Um tipo de utilização pedagógica das mídias dirigido ao ensino do uso crítico-reflexivo de todas as mídias. Na medida em que são importantes para a socialização humana como fonte de informação, entretenimento e organização do dia a dia, as mídias são o tema e o objeto da educação. Trata-se aqui da educação sobre as mídias.


Ir para página anterior Ir para próxima página