Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - O Computador como Metamídia

O que É Mídia

 

Quando a palavra mídia é ouvida ou falada, as pessoas parecem ter uma compreensão intuitiva do significado dessa palavra. Entretanto, não existe consenso entre os especialistas, de modo que se torna necessário discutir esse significado para que estejamos de acordo no modo como passamos a compreendê-lo.

Vivemos hoje em meio a uma profusão de mídias cuja participação na vida social e individual é onipresente. Para que sejamos capazes de avaliar o papel que elas desempenham nos processos educacionais, temos de levar em consideração as complexidades que as constituem.

No mesmo momento em que a palavra mídia e seu plural mídias foram se alastrando pela cultura, no campo da educação, surgiu a expressão Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de modo que a discussão sobre mídia também é adequada para se pensar as TIC, as quais, a partir do advento da cultura digital, passaram a ser referidas por TDIC, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

 

Antes de tudo, mídias são meios de comunicação, isto é, suportes materiais, canais físicos, nos quais as linguagens se corporificam e através dos quais transitam. Por isso mesmo, o veículo, meio ou mídia de comunicação é o componente mais visível, no sentido de ser aquele que primeiro aparece no processo comunicativo, como, por exemplo, livro, jornal, revista, cinema, rádio, televisão, e também, agora, computador, notebook, tablet.

Não obstante sua inegável relevância, meios são meros canais, tecnologias que estariam esvaziadas de sentido não fossem as mensagens que nelas se configuram. Consequentemente, processos comunicativos, educacionais e formas de cultura que se realizam por meio dessas tecnologias ou mídias devem pressupor tanto as diferentes linguagens que se configuram dentro delas, em consonância com seus potenciais e limites, quanto as misturas entre linguagens que se realizam nos veículos híbridos, de que a televisão e, muito mais, a hipermídia computacional são exemplares (ver o Tópico IV: Intersecções do Verbal, Visual e Sonoro).

 

 

 

Embora sejam responsáveis pelo crescimento e multiplicação dos códigos e linguagens, mídias e tecnologias continuam sendo meios, ou seja, continuam sendo apenas suportes por onde as linguagens transitam. Portanto, o que realmente importa é ser capaz de dar o pulo de gato rumo à compreensão de que aquilo que corre nas veias das tecnologias são linguagens – verbo, som e imagem dos mais diversos tipos e  misturas.

Animação sobre a história da comunicação (2008).


Ir para página anterior Ir para próxima página