Caro(a) cursista, antes da abordagem do tema principal neste segmento, cultura digital, você está convidado(a) a refletir sobre uma questão simples, mas que poderá contribuir bastante para os estudos e as reflexões que virão. Você aceita o desafio? Veja que interessante:
Uma salada de vegetais é algo natural ou cultural? É importante que você discuta essa questão com seus(as) colegas de turma e justifique seu ponto de vista.
Bem, vamos buscar informações sobre o que é cultura? Vale resgatar esse conceito porque ele facilita pensar na importante relação entre o individual e o coletivo.
Cultura é uma palavra que vem do latim e quer dizer cultivar. Esse termo é voltado, a princípio, para a agricultura. No sentido sociológico ou filosófico – o que mais nos interessa nesse momento –, cultura nomeia sempre um conjunto de pensamentos, posicionamentos, crenças, costumes, símbolos e práticas sociais de um determinado grupo, em um determinado espaço e tempo; entretanto, podem ser desenvolvidas culturas parecidas, ou seja, com valores semelhantes, em espaços diferentes.
A cultura tem como característica principal representar uma constância da subjetividade de um coletivo, embora não tenha caráter estático, já que ela está em constante evolução porque é construída e adaptada de geração em geração. O conceito de cultura contrasta com o de natureza, pois este sugere algo que está dado – embora a natureza também se transforme – e aquele envolve sempre a construção humana.
Adiante, veremos também que o termo digital, como representação do mundo, pode ser causa e consequência cultural ao mesmo tempo que nos ajuda a perceber de que forma a vida contemporânea se estrutura.
Vários(as) pensadores(as) definem cultura. Conheça alguns conceitos e seus autores.
Em comum, os conceitos rapidamente apresentados aqui destacam a cultura como resultado da ação humana e sempre desenvolvida por um coletivo. Ela configura-se como um processo de transformação da natureza. Agora, vamos voltar à pergunta:
A salada de vegetais é natural ou cultural?
Bem, esses vegetais não se encontram na natureza dispostos da forma como se apresentam na imagem, harmonizados entre si, segundo o gosto de um grupo que foi experimentando-os e apreciando-os. O prato que comporta esses alimentos também foi criado pelo ser humano com o propósito de facilitar o processo de organização e apreciação dos alimentos; portanto, é cultural!
Partindo dos conceitos sobre cultura, como definir o que é cultura digital?