Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico VI - Investigar, refletir e aprender

Aprendizagem pela Investigação e as TDIC

 

Levando em conta que cada ser tem dinâmicas distintas para aprender, a metodologia da aprendizagem pela investigação, ao mesmo tempo que estimula a busca de conteúdos, abre portas para que cada aluno(a) ou conjunto de alunos(as) desenvolva autonomia e encontre a melhor forma de expressar as relações que fez, o sentido que deu ao trabalho e o que aprendeu.

Em uma metodologia tradicional, o(a) professor(a) apresenta-se como centro dos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, como aquele(a) que irradia informações pautado(a) na crença de que o conhecimento pode ser transferido, e o(a) aluno(a) tem papel passivo. A aprendizagem pela investigação, por sua vez, tem como pressuposto a crença de que o conhecimento é resultado do(a) aluno(a) em processo ativo, buscando informações, fazendo relações, sistematizando estudos individuais e realizando discussões para enfrentar um determinado desafio.

No entanto, em geral, os computadores implantados nas escolas estão sendo usados para acessar fatos já confirmados. Quando os(as) professores(as) são perguntados(as) sobre como estão usando essas tecnologias, a resposta mais comum é: “para fazer pesquisa”.

 

“Fazer pesquisa” tem sido usado como sinônimo de buscar informações na internet. Em outras palavras, é como se houvesse um trabalho de curadoria com as informações verbais e não verbais disponíveis na web, e o arranjo final fosse equivocadamente tomado como um projeto ou uma prova de que houve aprendizagem.  

 

 

 

A aprendizagem pela investigação está além da coleção de informações, ela envolve a participação reflexiva e ativa do(a) aluno(a) na investigação e produção de conhecimentos. Os projetos e as pesquisas elaboradas têm a finalidade de criar condições reais para que o(a) aluno(a) construa conhecimentos sobre conteúdos específicos, fenômenos observados na natureza, acontecimentos do mundo, do cotidiano e do seu contexto.

As TDIC facilitam ao(à) aluno(a) não só o acesso às informações ou o estudo dos conhecimentos acumulados sobre ciências, mas também a aplicação dessas informações no desenvolvimento de projetos e na elaboração de pesquisas que consistem, por exemplo, no fazer ciência. 

Nessa metodologia, o(a) professor(a) assume diferentes papéis. Ele(a) orienta a investigação, articula os trabalhos entre os grupos, estimula a produção com novos questionamentos e medeia o trabalho e o uso das TDIC, sempre tomando o movimento de aprendizagem como algo pertencente ao(à) aluno(a).

 

Sugestão de Atividade 4 - Investigando, Refletindo e Aprendendo 

Esta ação tem como objetivo discutir a criação de abordagens pedagógicas baseadas na investigação. Pensando nisso, recomendamos retomar seu grupo, o mesmo da Atividade 1, e ler o texto Web Currículo: Integração de Mídias nas Escolas com Base na Investigação com o Estudo de Fatos Científicos para o Fazer Científico, de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente. Indicamos algumas orientações abaixo que podem ajudar no desenvolvimento da atividade.

1. A partir das leituras do texto citado e de outras leituras realizadas até o momento, procure elaborar uma distinção entre busca de informação e articulação entre informação encontrada e, de outro lado, sua aplicação em situações de resolução de problemas.

2. Nesse mesmo texto, você pode estabelecer uma conexão entre as situações de resolução de problemas e o conceito de web currículo.

3. Em seguida, você pode retomar a Atividade 3 - Construção do Retrato da Escola na Cultura Digital - do PLAC 1, afim de identificar se as TDIC estão sendo utilizadas para a busca de informação, para a aprendizagem por investigação ou para as duas situações.

4. Tendo identificado as situações de uso das TDIC no contexto pedagógico, a partir das atividades de construção do retrato da escola, à luz das teorias e bibliografias sugeridas sobre a aprendizagem baseada na investigação, procure recriar práticas observadas no PLAC 1, de modo que elas passem a ser baseadas na investigação.

Recomendamos que essas propostas venham na forma de cenários que descrevam a situação de aprendizagem e o papel das TDIC. Como reflexão final, busque entender a diferença entre “ter a informação” e “significar a informação em contextos de resolução de problemas”.


Ir para página anterior Ir para próxima página