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Tópico VI - Investigar, refletir e aprender

Compartilhamento e Autoria

Enquanto são apontadas transformações sociais, em princípio preocupantes, na linha do tempo, apresentaremos aqui conquistas positivas àqueles(as) que têm acesso às TDIC.

Por volta de 2004, não só produção, pesquisa e circulação de informações se intensificam pela internet, surge também a web 2.0, que denomina a ampliação das possibilidades de comunicação, comunidades e serviços pela web.

 

 

 

O fato de que há uma pluralidade de vozes manifestando-se, desde que tenham acesso à internet, vem mudando muito as relações em vários aspectos. Comercialmente, as empresas estão vulneráveis à apreciação pública em grande escala, o que tem impulsionado uma busca por mais qualidade na produção, no comércio e na prestação de serviços.

A comunicação prioritariamente em mão única, feita por imprensa, televisão, rádio ou outros meios de difusão, foi substituída por uma rede que agora é de muitos(as) e para muitos(as).

A tendência é que se avance em relação à responsabilidade social por parte de organizações que se mantiveram intactas até hoje, mesmo quando deviam satisfação ou qualidade no atendimento a seu público.

Outra dimensão afetada está no contexto cultural. Os meios de comunicação de massa continuam buscando influenciar a cultura, criando celebridades e impondo tendências, mas precisam prestar atenção ao que circula na rede, pois a quantidade de ofertas aumentou com a possibilidade de divulgação rápida e gratuita do que emerge em todos os cantos do mundo. Músicas, filmes, vídeos e pessoas podem passar do status de anonimato à superexposição, dependendo apenas do grande público on-line, que expressa sua preferência, independente do poder daqueles que querem formar opinião.

Para Refletir

Exemplificamos até aqui alguns casos de autoria e produção compartilhada em diversos contextos. Com relação à escola, nosso contexto mais próximo, com o que podemos contar para que sejam estimuladas a autoria e a produção compartilhada? (SOUZA; SILVA; ARAÚJO, 2011).


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