Mesmo que ainda não seja largamente reconhecido pelas escolas, as TDIC trazem-lhes um método diferente do até então vigente: a possibilidade da aprendizagem em rede. Esse método, quando entra para o contexto escolar, pode deixar marcas que estimulam as relações de ensino e aprendizagem ou revelar tendências arcaicas nessas relações, o que pode gerar desconfortos.
Para além de estabelecer conexões com tecnologias digitais recentes e sofisticadas, aprender em rede é, antes de tudo, estabelecer conexões entre pessoas que tecem juntas um “produto” que é fruto da interação, da contribuição e do entendimento que cada um pode desenvolver de forma não estabelecida a priori.
Quando esse movimento de trabalho colaborativo conta com as TDIC, intensifica-se uma desestabilização da linearidade sempre tão presente nos processos historicamente construídos pela escola.
Lidar com informações de fontes variadas e atualizações tão rápidas pode colocar o(a) professor(a) frente aos desafios de ter que rever seu trabalho e a forma como medeia as relações em sala de aula.
Hipertextos e linguagens estimulantes podem mobilizar os(as) alunos(as) a percorrer trajetos e produzir conhecimentos em que as tendências e as características individuais misturem-se a outras características desenvolvidas em grupo, o que poderia insinuar uma autoria impalpável; entretanto, conforme anuncia Almeida:
“A aprendizagem é um processo de construção do aluno – autor de sua aprendizagem –, mas nesse processo o professor, além de criar ambientes que favoreçam a participação, a comunicação, a interação e o confronto de idéias dos alunos, também tem sua autoria. Cabe ao professor promover o desenvolvimento de atividades que provoquem o envolvimento e a livre participação do aluno, assim como a interação que gera a co-autoria e a articulação entre informações e conhecimentos, com vistas a construir novos conhecimentos que levem à compreensão do mundo e à atuação crítica no contexto.” (ALMEIDA, 2005, p. 72).
Mais adiante, questões mais específicas a respeito das contribuições das TDIC aos processos de ensino e aprendizagem serão aprofundadas, o que pode trazer-lhe algumas inspirações a mais para o desenvolvimento do currículo em um contexto repleto de novas possibilidades.
Até o momento, você se informou e refletiu sobre cultura digital e agiu com o objetivo de aprender nessa cultura, por isso você deve ter percebido a importância de compreender as diferenças entre dado, informação e conhecimento. Esse discernimento é importante para a aproximação das práticas pedagógicas aos conceitos de aprendizagem que levem em consideração o sujeito como ser que constrói seu conhecimento por meio de uma elaboração pessoal em conjunto com a interação social.
Você se deparou com os desafios de refletir sobre como aprende e também de pensar a respeito da aprendizagem pela investigação aliada à utilização das TDIC.
Continuemos!