A interação é um conceito especialmente interessante no contexto escolar porque imprime dinamismo ao fazer e possibilita a depuração de resultados. Na construção individual ou coletiva de textos, por exemplo, cujo aprimoramento depende dos movimentos de fazer, analisar e refazer, o trabalho é feito de forma rápida e estimulante quando se conta com o computador; sem este, as idas e vindas do refazer e do depurar são ações muito mais trabalhosas.
O mesmo ocorre com a produção de imagens, que não precisam ser descartadas por completo quando o resultado não é o esperado. Há a possibilidade de aproveitamento do que já está bom por meio de recursos para melhorar ou diferenciar aspectos desejados.
Recursos como simulações podem realizar experiências e explicitar teorias. As hipóteses dos(as) alunos(as) na formulação de algum componente químico, por exemplo, podem ser testadas quantas vezes forem necessárias, sem representar riscos à segurança.
Você poderá conhecer diversos exemplos de simulações disponíveis na web, baixá-los em seu computador e experimentá-los com seus(as) alunos(as).
Simulação PhET
Observe o exemplo em destaque, extraído da página Phet - Interactive Simulations, que oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos de forma divertida, interativa e baseada em pesquisa.
Na simulação que selecionamos, o(a) usuário(a) experimenta as forças do trabalho em um cabo de guerra, podendo criar uma força aplicada e observar na tela do computador como os objetos se movem. Também é possível alterar o atrito e ver os movimentos provocados nos objetos. A partir dos resultados observados na tela do computador pela variação dos parâmetros, o(a) professor(a) pode questionar os(as) alunos(as) para levá-los(as) a tomar consciência sobre fenômenos físicos, químicos e outros.
As aplicações em realidade aumentada (RA) são ainda mais próximas da vida real e podem ser definidas como ampliações da percepção sensorial contando com recursos computacionais. Assim, associando dados computacionais ao mundo real, a realidade aumentada permite uma interface mais natural com dados e imagens geradas por computador (SILVA et al., 2007). Conforme se costuma afirmar, a RA deve proporcionar ao(à) usuário(a) condições para interagir com esses dados da forma mais natural possível.