As tecnologias sempre estiveram presentes na escola, desde o giz e a lousa, o lápis e o caderno, passando também por mimeógrafo, projetor, TV e vídeo até chegar aos recursos mais modernos, como celulares e computadores móveis com conexão com a internet. Cada uma dessas tecnologias teve e tem seu espaço no contexto escolar. Neste tópico, vamos discutir um pouco sobre as particularidades de cada uma, incluindo o computador.
No local indicado pelo(a) formador(a), procure compartilhar suas ideias em uma discussão que englobe seu ponto de vista em relação às questões a seguir.
Elabore suas hipóteses e seu ponto de vista, mas não se esqueça de ler e interagir com os colegas, a fim de ratificar ou retificar seus pensamentos e convicções.
Como foi o processo de discussão pelo fórum? Foi possível perceber no que o computador difere de outras tecnologias presentes na escola? Bem, um dos pontos destacados nessa discussão é a interatividade que essas tecnologias mais recentes podem favorecer aos(as) seus(suas) usuários(as).
Por interatividade entenda-se qualquer coisa ou sistema cujo funcionamento permite ao(a) seu(sua) usuário(a) algum nível de participação ou de suposta participação. Em educação, o que interessa mais é a interação entre o sujeito e os objetos de conhecimento, ou dos sujeitos entre si, ou seja, a interação que afeta sujeitos e objetos.
Um projetor ou qualquer outro aparato presente na escola prestou-se a favorecer a veiculação de algum tipo de informação, enquanto as TDIC permitem a elaboração de respostas, réplicas e tréplicas indefinidas, porque não são uma via de mão única.
Cada ação do(a) usuário(a) é representada na tela, e o respectivo feedback proporciona condições para que a tarefa seja apreciada e refeita até que se chegue ao resultado esperado.
As TDIC desafiam a forma unidirecional de conceber os processos de ensino e aprendizagem, pois o(a) professor(a) não tem como antecipar, com certeza, as informações que circularão em sala de aula e se elas fazem parte de seu repertório. Essa situação, aliada à familiaridade sensivelmente maior dos(as) alunos(as) na utilização das TDIC, contribui para que se entenda, como afirmam alguns(as), a resistência de professores(as) na utilização das tecnologias digitais voltadas para o desenvolvimento do currículo.
No vídeo a seguir, a Profa. Lea Fagundes discorre sobre as questões que envolvem a presença das TDIC na sala de aula e o desempenho da ação docente. A partir dele, conheça o parecer da pesquisadora sobre as contribuições das TDIC na ampliação da percepção humana.
A escola coexiste com a cultura digital, mas será que essa cultura existe dentro da escola?