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Tópico VIII - O Potencial das TDIC

O Potencial das TDIC

As tecnologias sempre estiveram presentes na escola, desde o giz e a lousa, o lápis e o caderno, passando também por mimeógrafo, projetor, TV e vídeo até chegar aos recursos mais modernos, como celulares e computadores móveis com conexão com a internet. Cada uma dessas tecnologias teve e tem seu espaço no contexto escolar. Neste tópico, vamos discutir um pouco sobre as particularidades de cada uma, incluindo o computador.

 

Sugestão de Atividade 5 - Tecnologias no Contexto Escolar 

No local indicado pelo(a) formador(a), procure compartilhar suas ideias em uma discussão que englobe seu ponto de vista em relação às  questões a seguir.

  • Dessas tecnologias que aparecem na imagem ao lado, qual teve vida mais longa na escola e por quê?
  • O que difere o computador das outras tecnologias no que diz respeito à utilização em sala de aula?
  • Partindo da afirmação: o(a) professor(a) lida com tecnologias em seu dia a dia, como computador, celular, automóvel, banco eletrônico, logo, não repudia a tecnologia, como você explica as dificuldades que enfrenta para utilizá-la a favor do desenvolvimento do currículo?

Elabore suas hipóteses e seu ponto de vista, mas não se esqueça de ler e interagir com os colegas, a fim de ratificar ou retificar seus pensamentos e convicções.

Como foi o processo de discussão pelo fórum? Foi possível perceber no que o computador difere de outras tecnologias presentes na escola? Bem, um dos pontos destacados nessa discussão é a interatividade que essas tecnologias mais recentes podem favorecer aos(as) seus(suas) usuários(as).

Por interatividade entenda-se qualquer coisa ou sistema cujo funcionamento permite ao(a) seu(sua) usuário(a) algum nível de participação ou de suposta participação. Em educação, o que interessa mais é a interação entre o sujeito e os objetos de conhecimento, ou dos sujeitos entre si, ou seja, a interação que afeta sujeitos e objetos.

Um projetor ou qualquer outro aparato presente na escola prestou-se a favorecer a veiculação de algum tipo de informação, enquanto as TDIC permitem a elaboração de respostas, réplicas e tréplicas indefinidas, porque não são uma via de mão única. 

Cada ação do(a) usuário(a) é representada na tela, e o respectivo feedback proporciona condições para que a tarefa seja apreciada e refeita até que se chegue ao resultado esperado.

As TDIC desafiam a forma unidirecional de conceber os processos de ensino e aprendizagem, pois o(a) professor(a) não tem como antecipar, com certeza, as informações que circularão em sala de aula e se elas fazem parte de seu repertório. Essa situação, aliada à familiaridade sensivelmente maior dos(as) alunos(as) na utilização das TDIC, contribui para que se entenda, como afirmam alguns(as), a resistência de professores(as) na utilização das tecnologias digitais voltadas para o desenvolvimento do currículo.

No vídeo a seguir, a Profa. Lea Fagundes discorre sobre as questões que envolvem a presença das TDIC na sala de aula e o desempenho da ação docente. A partir dele, conheça o parecer da pesquisadora sobre as contribuições das TDIC na ampliação da percepção humana.

 

 

Para Refletir

A escola coexiste com a cultura digital, mas será que essa cultura existe dentro da escola?


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