Caro(a) cursista, percorremos um bom caminho neste curso. Partimos do conceito de cultura, retomamos os entendimentos acerca da cultura digital, das transformações percebidas na escola e das necessidades de formação para que os(as) docentes possam aproveitar as novas possibilidades que as TDIC podem trazer para o desenvolvimento do currículo e as transformações nas relações de ensino e de aprendizagem.
Nesse momento, você está convidado(a) a construir um texto reflexivo, como atividade final do curso, a respeito do trajeto percorrido.
Convidamos você a elaborar, individualmente, um texto que contemple:
Prezado(a) cursista,
Neste Núcleo de Base, contextualizamos a cultura digital, seu papel na educação e as possibilidades que as TDIC podem agregar ao trabalho do(a) educador(a). Os desafios são muitos e incluem desde o acesso a essas tecnologias até a conectividade inexistente ou insuficiente; entretanto, os maiores desafios que estão em nossas mãos consistem na apropriação das TDIC a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento crítico do currículo.
Esses desafios provocam efeitos e entendimentos de mundo em nossos(as) alunos(as), e temos grande responsabilidade nesse processo. Por essa razão, você está convidado a continuar com nossos estudos no Núcleo de Base 2, no qual será abordado o tema Currículo e Tecnologia Digital.
Antes disso, porém, retomemos um pequeno trecho da música de Gilberto Gil, Queremos saber , que abriu o presente Núcleo de Base 1:
Com essa ideia tão poética, despedimo-nos dessa etapa inicial convidando-os(as) a buscarem entendimentos, caminhos e ousadia.
A cultura digital favorece a disseminação da informação, mas cabe à educação um trabalho de identificação, seleção e reflexão sobre todos os eventos desse mundo conectado, o qual requer pensar e agir em rede.
Até breve!