Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico VIII - O Potencial das TDIC

Retomada

 Olá, cursistas! Retomando nossa atividade, ainda em grupo, vamos elaborar um texto com o registro das diferenças percebidas entre produzir um texto escrito e um texto em linguagem oral, como realizado na atividade anterior. O grupo deve fazer uma retrospectiva atenta dos procedimentos, das percepções e das sensações que teve durante a produção do vídeo ou do arquivo sonoro, levando em conta as informações sobre os multiletramentos. Por fim, esse texto deve ser postado no memorial reflexivo.

Múltiplas Linguagens em Projetos Educacionais

Conheça alguns projetos que contam com a possibilidade de produção em linguagens diferenciadas elaboradas com o uso das TDIC. Enquanto se apropria deles, observe o papel que as tecnologias digitais tiveram no processo de desenvolvimento dessas iniciativas.

O uso da imaginação por meio das animações de massinha

Nesse projeto, a sucessão de fotos garante a realização da animação, mas cabe aos(às) alunos(as) conseguir o efeito na construção das expressões dos personagens.

Planos na fotografia: aproveitando os celulares e as máquinas digitais

A técnica desse projeto consiste em entender como os planos e enquadramentos concretizam as intenções do texto não verbal que se quer produzir, ou seja, as imagens.

 

Compartilhe: Múltiplas Linguagens em Projetos Educacionais 

Após conhecer cada um dos projetos, em grupo, reflita sobre os pontos a seguir.

  • Que elementos presentes nesses projetos são próximos ao conceito de trabalho com os multiletramentos?
  • Que intervenções o grupo poderia fazer para que tais projetos estimulassem ainda mais a visão crítica associada aos multiletramentos, como anunciado pela pesquisadora Roxane Rojo?

Poste no fórum as impressões do grupo e interaja com os(as) demais colegas de turma.


Ir para página anterior Ir para próxima página