Você está convidado a fazer uma retrospectiva em sua vida escolar e a responder às questões abaixo.
As gerações mais jovens podem ter um acesso maior a recursos e linguagens; na escola, porém, ainda é mais comum que se privilegie a linguagem escrita para veiculação de informações científicas ou artísticas. Por que será que isso acontece?
Como já dito, as TDIC trazem para a escola a possibilidade de produção com diferentes linguagens, sem os inconvenientes da demora, da desatualização e do alto custo que isso teve no passado. Imagine hoje, por exemplo, um trabalho investigativo com o registro de fotos sem as tecnologias digitais, quanto tempo seria gasto para a obtenção das fotos do trabalho de campo?
Ao trabalhar com múltiplas linguagens em aula, o(a) professor(a) tem, no mínimo, dois desafios:
A partir da presença das TDIC na escola, essas múltiplas linguagens lançam mais possibilidades de expressão, mas exigem também capacidades para interpretação, que devem levar em conta as particularidades de cada linguagem, ou seja, os(as) educadores(as) precisam desenvolver cada vez mais o que é denominado de multiletramentos.
Ouça a entrevista com a educadora e linguista Roxane Rojo, que dedica seus estudos atualmente às questões que envolvem os multiletramentos e a importância da formação dos(as) educadores(as) para lidarem com essa questão.
Entrevista Roxane Rojo - Parte I: a linguista apresenta sua visão de letramento, alfabetização, leitura de mundo e multiletramentos.
Entrevista Roxane Rojo - Parte II: a pesquisadora discute a responsabilidade dos(as) educadores(as) em potencializar multiletramentos críticos.
A pesquisadora Roxane Rojo fala da importância de um trabalho crítico aliado ao desenvolvimento dos multiletramentos na escola; entretanto, a cultura de massa, a que a maioria de nós está exposta, tem como consequência o pouco estímulo a essa visão crítica. Sendo assim, de que forma, na escola, o(a) professor(a), que também é fruto dessa cultura, pode desenvolver um trabalho crítico em relação ao trabalho com as diferentes linguagens?
Recomendamos realizar esta atividade em grupo e produzir um vídeo ou em um arquivo sonoro, linguagem verbal e oral, que poderá ser postado no local indicado pelo(a) formador(a), para que a socialização da atividade aconteça nessa linguagem. Para isso, é interessante que o grupo percorra os seguintes passos: