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Tópico IV - O Fim da "Viagem"

O Fim da "Viagem"

A imagem mostra um professor, usando camisa preta, ele tem cabelos pretos e está sorrindo. Ele está falando a seguinte frase: Caros cursistas, chegamos ao fim de nossa viagem. Conhecemos pessoas, histórias de vida, processos de inclusão permeados pelas tecnologias. Conhecemos também diferentes realidades, confrontamo-nos com a Política Pública, vimos seus avanços e também seus pontos frágeis.

 

Vimos que a inclusão escolar passa primeiro por uma inclusão social, sendo que esta  é um “processo estabelecido dentro de uma sociedade que busca satisfazer necessidades relacionadas com qualidade de vida, desenvolvimento humano, autonomia e equidade de oportunidades e direitos para os indivíduos e grupos sociais que em alguma etapa da sua vida encontram-se em situação de desvantagem com relação a outros membros da sociedade” (PASSERINO; PORTELLA, 2007, p. 5).

Sabemos que a inclusão em nosso país é um processo recente, historicamente novo, e que, embora muitos avanços tenham sido conseguidos, ainda há uma longa estrada a  ser percorrida, pois a inclusão é um processo intrinsecamente social que perpassa todas as dimensões da vida em sociedade. É uma ação contínua, permanente, porque as pessoas estão sempre em processos de superação e inserção, e nada é inalterável na vida dos sujeitos, tudo muda: as pessoas mudam, as necessidades mudam, as tecnologias mudam. Alguns precisarão de suportes tecnológicos, outros de infraestrutura, outros, ainda, de suportes sociais ou educacionais. Mas a intensidade e a permanência desses suportes poderá variar conforme o contexto, os atores ou as expectativas. Por isso, a viagem não finaliza aqui, não há um destino final, como afirmava o poeta espanhol Antônio Machado:

 

Tudo passa e tudo fica

porém o nosso é passar,

passar fazendo caminhos

caminhos sobre o mar

[...]

Caminhante, são teus passos

o caminho e nada mais;

Caminhante, não há caminho,

faz-se caminho ao andar.

Ao andar se faz caminho,

e ao voltar a vista atrás

se vê a senda que nunca

se voltará a pisar.

Caminhante, não há caminho,

só marcas no mar.

 

Antônio Machado

Poema XXIX, de Provérbios y Cantares

Esperamos e desejamos que este núcleo tenha deixado uma marca no seu caminho, um caminho que não se repete, mas que ficará registrado no seu Dossiê de Inclusão. Que esse caminho torne-se uma bússola para novas caminhadas com toda sua comunidade!

Seja um farol, um porto seguro para aqueles novos caminhantes que desejam se aventurar nessa jornada, nessa viagem pela inclusão.

Para nos despedirmos e fecharmos nossa caminhada queremos destacar as palavras de Mittler (2003, p. 21), quando o autor afirma que “a inclusão não diz respeito a colocar as pessoas em todos os espaços, mas mudar a sociedade para torná-la mais responsiva às necessidades de todas as pessoas a ajudar às pessoas  a aceitarem a responsabilidade em relação à inclusão e diz respeito a cada pessoa ter oportunidades de escolha e autodeterminação. O maior obstáculo para a Inclusão encontra-se dentro de nós, nas atitudes, nos medos, nas crenças, na supervaloração dos obstáculos e dificuldades em detrimento ao potencial das pessoasPois “a inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, uma estrada sem fim, com todo tipo de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações”. 

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Ícone referente ao Dossiê de Inclusão. A imagem mostra uma pasta rosa entre aberta com pontas de papéis para fora

 

Ícone referente ao Dossiê de Inclusão. A imagem mostra uma pasta cor-de-rosa entreaberta com papéis aparentes para fora.

 

 

Como última atividade do seu Dossiê de Inclusão solicitamos que visite os dossiês dos seus colegas e termine o núcleo refletindo sobre as possibilidades de uso, adaptação e criação de  artefatos, estratégias e serviços em Tecnologia Assistiva na perspectiva da Educação Inclusiva.

 

 

 

 

Despedimo-nos com a certeza de que muitas pedrinhas em nosso caminho precisam ainda ser encaixadas e que construímos juntos mais um pouco dessa trajetória guardando novos saberes em nossa mala, aquela que nos propusemos carregar no início dessa viagem. Agradecemos o interesse de todos com relação à temática. Fica o desejo de que, cada dia mais, a educação para pessoas com deficiência torne-se parte de nossos planejamentos.

Como mensagem final, assista ao vídeo que segue.


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