Neste tópico, vamos nos debruçar sobre as políticas e as ações de inclusão no contexto brasileiro. Vamos nos concentrar mais detalhadamente naquelas ações e programas que buscam a inclusão com apoio das tecnologias, analisando de que modo contribuem para promover a participação na vida escolar e social dos atores e quais são as possibilidades tecnológicas disponíveis para diferentes necessidades de contextos e de sujeitos.
Na ilustração aparece um professor de AEE na sala de recurso multifuncional. Ao fundo da sala no lado esquerdo, tem uma estante com caixas de jogos. Ao lado direito, também ao fundo, aparece uma mesa com computador e um mural de avisos. E no centro da sala ao lado do professor há uma mesa redonda com duas cadeiras. Referindo-se ao espaço de trabalho com o aluno, o professor está falando:Balão 1: Caro cursista! Nossa proposta é a de que você continue a construção do seu Dossiê de Inclusão. Neste tópico serão apresentados alguns conceitos estruturantes e ao final de cada conceito você encontrará questionamentos, novos desafios e reflexões que devem fazer parte do seu Dossiê de Inclusão. Pensando nos objetivos desta atividade, sugerimos que você assista a um vídeo com a fala de alguns profissionais. Os depoimentos contribuem para refletirmos sobre esse tema. O vídeo em questão tem por objetivo promover uma maior compreensão sobre a política de inclusão e sua relação com a Tecnologia Assistiva.