É sempre um esforço sobre-humano da pessoa com Deficiência e suas famílias, a conquista de uma vaga e a aquisição de conhecimentos escolares. Aqueles que conseguem sempre possuem histórias de desconforto, exclusão e até mesmo de humilhações.
Com tantos desafios a enfrentar, agravados pelas dificuldades financeiras, ainda não é grande o número de pessoas com Deficiência que conseguem avançar nos estudos e chegarem até a Universidade e a Pós Graduação.
A Lei de Cotas (lei 8213/91), que determina que as Empresas tenham um percentual de pessoas com deficiência no quadro de empregados efetivos, trouxe um grande incentivo ao avanço dessas pessoas em todos os aspectos. Provocou efeitos colaterais importantíssimos no processo de inclusão e de respeito pelas Diferenças.
Ao conseguirem emprego e salário, a auto-estima e as condições de consumidores, os tiraram de suas casas e os colocaram nos shopping, cinemas, teatros, nas escolas para se aprimorarem, nas ruas, na vida enfim.
Por outro lado, as pessoas sem Deficiência também tiveram a oportunidade de conviver com pessoas com Deficiência, e os estigmas, paradigmas, velhos conceitos, pouco a pouco vão se desfazendo, transformando, desaparecendo, e dando lugar a um pensamento inclusivo, humano, natural.
Ouso afirmar, que a comunidade de pessoas com Deficiência, começa ter a Esperança de que a frase “Diversos não são os outros, diversos somos todos nós” seja de fato Realidade. E que a Sociedade, dentro de pouco tempo, seja Inclusiva, Ética e Humana.
Fonte: http://www.bengalalegal.com/conviver-com-pcd
Já demos início à nossa viagem. Após a leitura desse texto provavelmente muitas imagens, histórias e acontecimentos relacionados à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva vieram a nossa memória possibilitando-nos a reflexão acerca de muitas trajetórias já vividas. Isso é um convite para que você compartilhe experiências passadas ou que estão sendo vivenciadas neste momento em sua unidade escolar. Portanto, como parte da nossa viagem, convidamos você a manter um diário que chamaremos, neste curso, de Dossiê de Inclusão. Clique aqui e leia sobre o dossiê e como você deve proceder para não deixar nenhum detalhe de fora do seu diário de bordo.
Esse espaço de registro, definido em conjunto por você e seu professor formador, irá acompanhá-lo ao longo do curso e, como num diário de bordo, terá o registro dos “melhores momentos”, das suas aprendizagens, dos seus obstáculos, das suas superações e também das suas angústias. A cada unidade você será convidado a registrar impressões, aprendizagens e expectativas tanto as atendidas quanto as abandonadas ou as que ainda estiverem sendo avaliadas.
Para este tópico, propomos que você inicie o Dossiê de Inclusão relatando suas expectativas com relação ao núcleo, sua trajetória educativa e o contexto no qual hoje você está inserido.
Apresente, também, uma reflexão sobre o vídeo e o texto proposto neste tópico, refletindo sobre os sujeitos, suas histórias de vida, os processos educativos, os obstáculos e as superações, o contexto escolar e familiar, e a inserção da tecnologia nas suas vidas.
A imagem mostra um professor, usando camisa preta, ele tem cabelos pretos e está sorrindo. Ele está falando a seguinte frase: Para este tópico, propomos que você inicie o Dossiê de Inclusão relatando suas expectativas com relação ao núcleo, sua trajetória educativa e o contexto no qual hoje você está inserido.