A foto colorida intitulada Comunicação Acessível mostra outro espaço da sala com paredes de tijolos a vista. Ao centro, ocupando toda a extensão da parede ao fundo, coberta em parte por uma faixa de azulejos brancos, está o balcão de inox de uma pia com duas cubas e duas torneiras à esquerda. Ao centro, sobre a superfície metálica, um frasco de sabonete líquido, um pequeno balde branco tampado e uma bandeja com uma garrafa d’água, uma térmica, copos, xícaras e colherinhas. A parte de baixo do balcão está coberta por cortinas brancas. Acima da faixa de azulejos, na parede de tijolos, estão afixados uma pequena lousa branca, um porta-toalhas descartáveis, um mural azul com plaquinhas brancas em que se lê a palavra Alfabetário e uma tomada de energia elétrica. À esquerda há uma cortina branca estampada e, abaixo dela, no piso, um cesto plástico, uma caixa de papelão e um saco plástico preto dentro de uma lixeira sem tampa. Sobre o balcão de inox, há um ícone branco em forma de mão com o título Geral que dá acesso a três abas - Geral, Vídeo e Elementos da CAA - com textos, links para fora do tour virtual e um diagrama. Sobre a bandeja, um ícone com o título Recursos dá acesso a quatro abas - O que é, Vídeo, Estratégias e Técnicas e Etapas para uso de CA - com textos, links externos e imagens. Na esquerda e no rodapé há duas setas vermelhas de navegação dentro de retângulos amarelos. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.
Ao clicar na seta do rodapé da foto geral da Parede 5 - Comunicação Acessível, a tela que surge mostra uma vista frontal do balcão de inox que ocupa o centro da foto e toda a extensão da parede ao fundo, coberta em parte por uma faixa de azulejos brancos. Acima dessa faixa, na parede de tijolos, estão afixados uma pequena lousa branca, um porta-toalhas descartáveis, um mural azul com plaquinhas brancas em que se lê a palavra Alfabetário e uma tomada de energia elétrica. Sobre a lousa branca, há um ícone branco em forma de mão com o título Softwares de Comunicação. Ao clicar nele, um diagrama mostra três tópicos - Scala, Picto4Me e Desenvolve - que permitem o acesso a textos, imagens e também a links para fora do tour virtual. Sobre o mural azul, um ícone com o título Símbolos dá acesso a textos e imagens. À direita do balcão há uma divisória branca. Nela estão afixados dois murais coloridos, um deles com uma espécie de alvo numerado e uma bola envolta em fitas presa entre os números quatro e cinco. No piso claro, abaixo dos murais, três caixas plásticas com tampas coloridas que imitam telhados de casas. No rodapé, ao centro, há duas setas vermelhas de navegação dentro de retângulos amarelos. No canto superior direito, um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.
Ao clicar na seta do rodapé da foto do ambiente do balcão de inox, a tela que surge mostra os dois murais coloridos afixados na divisória branca: são jogos educativos. À esquerda está parte do balcão de inox com a cortina branca na base. O jogo no mural mais próximo ao balcão, com fundo vermelho, tem coladas letras coloridas do alfabeto e, abaixo de cada uma, bolsas transparentes que contém figuras cujo nome inicia com a respectiva letra. O jogo ao lado, com fundo vermelho, tem um alvo colorido e numerado de zero a nove. Em cada uma das laterais do mural estão cinco bolsas transparentes contendo a quantidade de figuras relativa a cada número indicado no alvo. Uma bolinha envolta em fitas está presa na região do alvo entre os números quatro e cinco. No piso claro, abaixo dos jogos, um cesto de lixo fechado e três caixas plásticas com tampas coloridas que imitam telhados de casas. Sobre o jogo vermelho com as letras do alfabeto há um ícone branco em forma de mão com o título ARASAAC que dá acesso a quatro abas - Portal ARASAAC, Pictogramas, Aplicativos e Outros Recursos - com textos, links para fora do tour virtual e imagens. Sobre a bolsa de número quatro no jogo laranja do alvo há um ícone com o título Surdos - Libras que dá acesso a textos e também a links externos. Sobre o alvo há um ícone com o título Vocalizadores que dá acesso a textos, fotos e links externos. Sobre a bolsa de número nove há um ícone com o título Cegos - Audiodescrição que dá acesso a um texto e a um link externo. No rodapé, ao centro, há uma seta vermelha de navegação dentro de um retângulo amarelo. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.
A Comunicação Alternativa é uma área multidisciplinar que congrega profissionais diversos como educadores, engenheiros, informáticos, terapeutas, fonoaudiólogos, entre outros. A comunicação humana é essencial para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social e não pode ser pensada como um processo linear ou reduzida ao processo gramatical ou fonético de combinar símbolos arbitrariamente. Trata-se, pelo contrário, de um processo complexo e multidimensional (incluindo a dimensão social, histórica, interativa e intersubjetiva) no qual se utilizam intencionalmente símbolos linguísticos entre agentes em mais de uma forma.
Tais símbolos possibilitam e potencializam a construção intersubjetiva e perspectivada de significados tornando a comunicação um fenômeno relacional e sistêmico que permite que sujeitos se envolvam ativamente numa interação. A comunicação enquanto prática cultural é uma das mais importantes dos seres humanos. A linguagem oral, uma das modalidades de comunicação, se constitui, com efeito, em uma forma altamente privilegiada pela extrema flexibilidade e potencia para o desenvolvimento.
Porém, a comunicação envolve também o uso de gestos, expressões faciais, posturas e movimentos corporais, bem como figuras e pictogramas. A capacidade de usar linguagem constitui uma habilidade crítica para a aquisição dos demais sistemas simbólicos - leitura, escrita e matemática - assim como para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal. Normalmente a comunicação oral se desenvolve nos primeiros anos de vida, com início na infância, até o uso pleno na idade adulta. Por isso, raramente se pensa na sua complexidade ou nas consequências da sua ausência. Entretanto, nas situações em que a fala está ausente, muitos aspectos da vida do indivíduo são adversamente afetados e tal fato é mais frequente do que inicialmente se pensa. Para esses casos,uma forma viável de comunicação consiste no emprego de sistemas de comunicação alternativos.
O termo Comunicação Alternativa (CA) é usado para definir estas outras formas de comunicação que substituem ou suplementam as funções da fala. A Comunicação Alternativa compreende símbolos, recursos, estratégias e técnicas que possibilitam dar voz a pessoas impedidas de se comunicar por meio da oralidade ou que apresentam a inteligibilidade da fala de difícil compreensão, e é uma das áreas da Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa, enquanto área de conhecimento, teve sua origem nos anos 50, como atividade clínica para atendimento de pacientes com problemas de fala.
No Brasil, o emprego da CA foi iniciado na década de 70, inicialmente como prática da educação especial e serviços clínicos. Seu uso na educação inclusiva ainda é incipiente, porém seu uso na inclusão escolar de alunos com déficits de comunicação é cada dia maior.Segundo American Speech-Language-Hearing Association (ASHA, 1991) a Comunicação Alternativa e Aumentativa é "o uso integrado de componentes incluindo símbolos, estratégias e técnicas utilizadas pelos indivíduos a fim de complementar a comunicação."
Vídeo: Conheça mais sobre Comunicação Alternativa assistindo o vídeo do Programa Multiponto - UFRGS
http://www.youtube.com/watch?v=WutQ04AXFz0#t=64
Vídeo: Cursista, antes de você continuar a navegação por esta parede da SRM que dará acesso aos conhecimentos acerca da Comunicação Alternativa e Aumentativa sugerimos que assista ao vídeo da pesquisadora e fisioterapeuta Rita Bersch, que abordará este tema, alguns softwares e atividades de CAA disponíveis no mercado.
Segundo Gill (1997) a CA é o uso integrado de quatro elementos:
Ao clicar no ícone Geral, a janela que se abre mostra três abas: Geral, Vídeo e Elementos da CAA. A aba Elementos da CAA traz um diagrama em tons de vermelho e rosa com títulos em amarelo composto por cinco círculos dispostos em cruz, os quatro menores nas pontas e o maior, com a sigla CA, ao centro. O título está centralizado dentro de cada círculo que, ao ser tocado pelo cursor do mouse, exibe um balão com as seguintes informações:
A norte, título Recursos: Prancha, álbum, software, vocalizador, preditores de textos, etc.
A leste, título Técnicos: Apontar, acompanhar, segurar, escanear, etc.
A sul, título Estratégias: uso em histórias de faz de conta, brincadeiras, imitar, entre outros.
A oeste, título Símbolos: gestos, vocalização, sinais, fotos, imagens.
No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
Ao clicar no ícone Símbolos, a janela que se abre, sob o mesmo título, traz textos e imagens distribuídos em seis janelas sequenciais.
Na janela com o texto intitulado Picsyms, a imagem mostra cinco desenhos em preto sobre fundo branco, todos com traços infantis, cada um dentro de um quadrado, alinhados lado a lado e, abaixo, uma legenda em alemão. No primeiro desenho, um X traçado sobre um rosto sorridente com uma auréola no topo da cabeça (legenda: schlecht); no segundo, dois bonecos de palito de braços dados (legenda: weir, uns); no terceiro, as fachadas de casas e edifícios vistas ao longe (legenda: stadt); no quarto, uma locomotiva (legenda: zug); no quinto, quatro quadrinhos lado a lado e, dentro do penúltimo, o desenho de uma folha (legenda: herbat).
Na janela com o texto intitulado Pictogram Ideogram Communication (PIC), a imagem mostra seis quadrados pretos com desenhos brancos distribuídos em duas linhas de três dentro de um retângulo com fundo branco. Na primeira linha, o primeiro desenho é um bonequinho de perfil com o indicador apontado para a direita e um balão de fala na altura de sua cabeça; o segundo é um punho fechado com o polegar apontado para baixo e o terceiro é uma pessoa de perfil voltada para a esquerda com o indicador diante da boca, como se pedisse silêncio. Na segunda linha, o primeiro desenho mostra duas pessoas frente a frente, com a da esquerda apontando o indicador para a da direita; o segundo é um ioiô e o terceiro é uma locomotiva soltando fumaça pela chaminé.
Na janela com o texto intitulado Picture Communication Symbols (PCS), a imagem mostra cinco desenhos em preto sobre fundo branco, cada um dentro de um quadrado, alinhados lado a lado. No primeiro desenho, um punho fechado com o polegar apontado para cima; no segundo, um boneco de palito de perfil sentado em uma cadeira de rodas; no terceiro, um fruto semelhante a um tomate, com folhas e um pequeno talo no topo; no quarto, um cilindro com o topo e a base arredondados e dois retângulos no corpo; no quinto, um boneco de palito de frente e em pé ao lado de um estetoscópio.
Na janela com o texto intitulado Símbolos para Letramento da Widgit (WLS), a imagem mostra 24 desenhos coloridos distribuídos lado a lado em três linhas dentro de um retângulo com fundo branco: dois bonecos de palito diante de um tabuleiro colorido; duas mãos seguram uma esfera lilás transparente; um conjunto de três símbolos egípcios formado por um homem de saiote azul, um olho de Hórus e uma pirâmide; um boneco de palito em pé com um braço esticado para o lado, outro na cintura e as pernas afastadas ao lado do diagrama circular preto e branco do Tei-Gi; fachadas de casas e edifícios vistas ao longe; uma faixa de areia com o mar ao fundo e na beira, algas, um siri e uma concha; um computador de mesa com um globo terrestre ao fundo; um mapa-múndi em forma de globo terrestre entre dois parênteses; um círculo vermelho dentro de um quadrado; um círculo vermelho no topo de um quadrado; um quadrado atravessado por uma seta que aponta para a direita, onde está um círculo vermelho; um boneco de palito em pé ao lado de um punhado de linguiças e de um pedaço de carne; um boneco de palito em pé ao lado de uma chave de boca e de uma torneira pingando; um boneco de palito em pé ao lado de um pincel chato e de um rolo de papel amarelo; uma feiticeira de chapéu pontudo, túnica roxa e uma varinha na mão esquerda; uma sereia de longos cabelos loiros; um cavalo-marinho; dentro dos contornos de três casas, três bonecos de palito e uma escada rolante, um boneco e duas flores coloridas e um boneco e um pé de sapato marrom; dentro dos contornos de dois quadrados, um sofá rosa e um fogão cinza; dentro dos contornos de um arco, um computador de mesa e três moedas amarelas e um raio e outras três moedas também amarelas.
Na janela com o texto intitulado Sistema Bliss, a imagem mostra seis desenhos com traços geométricos simplificados em preto sobre fundo branco, cada um dentro de um quadrado, alinhados lado a lado, e, acima, uma legenda. No primeiro desenho, um pentágono ao lado de um S com as pontas unidas por uma linha reta (legenda: hospital); no segundo, um pentágono ao lado de um círculo com um ponto no meio (legenda: teatro); no terceiro, uma linha côncava com a boca para cima ao lado de um pentágono, ambas as figuras sobre uma linha reta (legenda: rua); no quarto, dois X ao lado de uma seta com a ponta curva; no quinto, uma seta com a ponta curva; no sexto, um quadrado dividido por uma cruz em quatro quadrados menores. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a tela.
Os símbolos são as representações visuais, auditivas ou táteis de um conceito ou generalização. Na Comunicação Alternativa utilizam-se vários símbolos como os objetos concretos, a fala, os gestos, as fotografias, os desenhos e a escrita.
Existem diversos sistemas de signos, os mais conhecidos são: Imagem
Picsyms: Desenvolvido a partir do trabalho com crianças pequenas (Carlson,1985, apud TETZCHNER; MARTINSEN, 2000) com dificuldades de fala. Contém aproximadamente 1800 símbolos.
Pictogram Ideogram Communication (PIC): Sistema desenvolvido por Maharaj em 1980 para indivíduos com dificuldades de discriminação figura-fundo. O sistema é composto por 400 símbolos (brancos em fundo preto).
Dentre os principais Sistemas que combinam símbolos pictográficos, ideográficos e arbitrários, temos:
Símbolos para Letramento da Widgit (WLS) que foram criados especificamente com o objetivo de desenvolver a alfabetização. Anteriormente conhecidos como Símbolos Rebus apresentam pouco detalhe, com marcadores gramaticais opcionais para auxiliar nas situações de aprendizagem.
Ao clicar no ícone Portal ARASAAC a janela que se abre mostra quatro abas: Portal ARASAAC, Pictogramas, Aplicativos e Outros Recursos. A aba Aplicativos traz, em três janelas sequenciais, textos e duas imagens coloridas. A primeira imagem, na janela com o texto intitulado Ferramentas online, é composta por nove desenhos coloridos sobre fundo branco, cada um dentro de um quadrado, distribuídos em três linhas de três e, acima de cada um, uma legenda. No primeiro desenho, um rosto de perfil, um de frente e um boneco azul de perfil dando um passo para a direita (legenda: criador de animações); no segundo, uma pessoa traça um círculo em volta de um ursinho (legenda: criador de símbolos); no terceiro, na página de um livro com uma frase ilegível no rodapé, uma pessoa em trajes medievais e um castelo (legenda: criador de frases); no quarto, três rostos, três frutas e três animais, cada um dentro do campo de uma tabela (legenda: gerador de pranchas); no quinto, o Sol entre montanhas no alto de um calendário (legenda: gerador de calendários); no sexto, uma tabela com oito colunas e muitas linhas (legenda: gerador de horários); no sétimo, uma cartela com nove animais diferentes (legenda: criador de bingos); no oitavo, um tabuleiro quadrado com muitas divisões em espiral (legenda: jogo do ganso); no nono, quatro peças de dominó (legenda: dominó).
A segunda imagem é composta por 24 ilustrações coloridas que representam a letra da música O Sapo Não Lava O Pé. As figuras estão distribuídas em cinco linhas dentro de um quadrado com fundo branco. A letra diz o seguinte: O sapo não lava o pé/ não lava porque não quer/ ele mora lá na lagoa/ não lava o pé porque não quer/ mas que chulé!
A letra O é representada pelo próprio caractere grande e em negrito. A palavra Sapo é um sapo verde. O Não é um rosto entre duas setas pretas. O verbo Lava é representado por duas mãos debaixo de uma torneira aberta. Pé é um pé esquerdo. Porque é uma seta verde apontada para a direita com um ponto preto dentro da ponta. A expressão Não quer é representada por um xis vermelho sobre uma mão. O pronome Ele é representado por um homenzinho de azul apontado por uma seta às costas de outros dois dos quais aparecem só as cabeças. O verbo Mora é representado por um bonequinho de palito dentro de uma casa. Lá é uma pequena elipse vermelha apontada por uma seta, distante de outra elipse grande sem cor. A preposição contraída Na não tem representação gráfica. Lagoa é representada por uma lagoa azul cercada por algumas árvores em meio a uma planície verde com montanhas ao fundo. A conjunção Mas é representada por uma seta verde que parte da esquerda, faz uma curva e retorna para o mesmo ponto. O advérbio Que é representado por um triângulo verde com pequeno prolongamento no lado direito e um ponto preto no meio. Chulé é representado pela cabeça de um garoto de perfil com risquinhos na altura do nariz, como se aspirasse algo. O ponto de exclamação é o próprio caractere grande e em negrito. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
O Portal Arasaac inicia a partir de uma iniciativa de Centros de Educação Especial de Aragão/Espanha com outras instituições para desenvolvimento e produção de recursos e tecnologia assistiva relacionadas com a comunicação especialmente. Assim, surge inicialmente o projeto TICO (www.proyectotico.es) e o Projeto Vocaliza (www.vocaliza.es) que precisavam de um conjunto de pictogramas para complementar seu funcionamento. Os pictogramas precisavam ser gratuitos para seguir a proposta de desenvolvimento em software livre das aplicações e é a partir desta necessidade que o Centro Aragonés de Tecnologías para la Educación (CATEDU), e o Departamento de Industria e Innovación do Governo de Aragão criam um grupo de trabalho composto por um designer (Sergio Palao), assessores do CATEDU e profissionais de C.P.E.E Alborada (Zaragoza). O objetivo inicial do grupo era criar um banco de pictogramas gratuito e promover a difusão e acesso universal para a comunidade educativa e difusão dos materiais elaborados. Nasce assim o Portal Aragonés de Comunicação Aumentativa e Alternativa.
ARASAAC (http://arasaac.org ), que apresenta conteúdos sob a Licença Creative Commons (BY-NC-SA) que permite a difusão resguardando a autoria, fonte para uso não comercial do material do Arasaac e de obras derivadas. O portal é acessível e encontra-se disponível em espanhol, inglês, francês, romeno e português.
O portal ARASAAC oferece cinco catálogos: pictogramas coloridos, em preto e brando, fotografias, vídeo em língua de sinais espanhola e um sistema de fotografias com passos para signar (produzir signo) uma palavra concreta.
Criador de Animações;
Criador de Símbolos;
Criador de Frases;
Criador de Pranchas de Comunicação;
Criador de Calendários e Horários;
Bingo;
O AraWord é um software distribuído livremente, que faz parte do conjunto de ferramentas do AraSuite Comunicação Aumentativa e Alternativa (http://sourceforge.net/projects/arasuite/), e consiste em um processador de texto que permite a escrita simultânea de texto e pictogramas, facilitando a elaboração de materiais e a adaptação de textos para as pessoas que têm dificuldades na área da comunicação funcional.
Com ele é possível escrever músicas e histórias apoiadas com símbolos, enunciados para diferentes atividades, além de muitas outras atividades. A figura mostra uma música adaptada.
O AraWord também é uma ferramenta útil para alunos que estejam em processo de apropriação da leitura e da escrita, já que combina desenho e texto auxiliando o aluno a reconhecer se a palavra ou a frase foram escritas de maneira correta.
Tutorial: Para saber como começar a usar e trabalhar com esse recurso, clique no link e acesse ao tutorial explicativo.
Conheça outros recursos que podem ser instalados no seu computador e facilmente utilizados com os alunos que fazem uso de recursos de CAA
Comunica (www.vocaliza.es);
Ao clicar na aba Outros Recursos, a janela que se abre traz, em cinco janelas sequenciais, textos, links externos e duas imagens dispostas em uma coluna. A primeira, à direita do texto intitulado AraBoard Constructor, é a reprodução da tela de um tablet na horizontal. Abaixo do título AraBoard estão seis desenhos coloridos, cada um dentro de um quadrinho com fundo branco, distribuídos em duas linhas de três. O primeiro desenho é uma árvore; o segundo é uma bola; o terceiro é um rosto de perfil; o quarto é uma menina loira em pé e de frente, de blusa vermelha e calças verdes; o quinto é uma bola vermelha, azul e branca e o sexto é um cachorro amarelo. No canto inferior direito do tablet estão uma chave de fenda e uma de boca cruzadas em xis. A segunda imagem, junto ao texto intitulado AraBoard Player, é
quase igual à anterior, só o que muda é o símbolo no canto do tablet: no lugar das ferramentas cruzadas há um triângulo verde com uma das pontas voltada para a direita. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
AraBoard é um conjunto de ferramentas projetadas para a Comunicação Alternativa, que tem o objetivo de facilitar a comunicação funcional através do uso de imagens e pictogramas, para pessoas com qualquer tipo de dificuldade nesta área. Dada a versatilidade destes instrumentos, o AraBoard também pode ser usado para criar pranchas de rotina, que auxiliem as pessoas com deficiência a participarem de maneira mais funcional nas suas atividades do dia a dia.
O AraBoard permite criar, editar e usar pranchas de comunicação para diferentes dispositivos (computador, smartphone ou tablet), e para vários sistemas operacionais. Para a sua execução, o AraBoard requer que o software Adobe Air esteja instalado em seu aplicativo. O software é gratuito. Atualmente, o Araboard está disponível para Windows e Android, e em um futuro próximo estrá disponível para MacOS e iOS. AraBoard consiste em duas ferramentas complementares:
Esta ferramenta é utilizada para criar e editar pranchas de comunicação com pictogramas do Portal ARASAAC e qualquer outra imagem e som armazenados no seu dispositivo.
Esta ferramenta é usada para executar as pranchas de comunicação pré-construídos no Araboard Constructor.
O AraBoard é um aplicativo muito simples de ser utilizado, pois possui uma interface gráfica projetada para criar e editar pranchas de forma intuitiva e em poucos minutos.O AraBoard pode criar pranchas com 1 a 32 células, utilizando diferentes combinaçòes: 1 linha x 2 colunas, 2 linhas x 2 colunas de 3 x 4 linhas colunas, 4 linhas x 8 colunas, entre outras combinações. Com o Araboard é possível selecionar imagens do próprio dispositivo, tirar uma foto ou pesquisar imagens da coleção do ARASAAC. Não possui voz sintetizada, mas permite que o som seja gravado.
Para a pesquisa dos símbolos do ARASSAAC, a internet é necessária. Para a organização de pranchas com símbolos do próprio dispositivo ou fotos tiras na hora, a internet não é necessária.Faça o download dos aplicativos ARABOARD CONSTRUCTOR e ARABOARD PLAYER na playstore e experimente. Caso você não tenha um tablet ou smartphone com sistema operacional Android, experimente o aplicativo no seu computador. Acesse o site e conheça mais acerca do assunto, funcionamento e funcionalidade desse recurso http://sourceforge.net/projects/ara-board/.
Você também pode conhecer ainda outros recursos que podem ajudar tanto no atendimento educacional especializado como para o aluno com deficiência na sala de aula regular.
PictogramAgenda (http://www.lorenzomoreno.com/index.php/es/software/79-pictogramagenda);
PictoSelector (http://www.pictoselector.eu/);
Conheça também outros app que podem ajudar com os processos de comunicação de alunos com deficiência. Veja os links que seguem, explore os mesmos, clique e instale aquele que ou aqueles que o interessar, utilize. Afinal, alguns recursos de Tecnologia Assistiva estão a nossa disposição na rede de computadores e é importante colocarmos os alunos em contato com as mesmas:
In-TIC (www.intic.udc.es);
Comunicador CPA (http://www.comunicadorcpa.com/);
Messenger Visual (http://www.messengervisual.com/);
e-Mintza (http://fundacionorange.es/emintza.html);
Pictodroid (http://www.accegal.org/pictodroid/);
Proyecto Arcón (http://www.arconvoz.es/);
AAC Speech Communicator (http://aacspeech.org/);
TTalk_AAC (http://www.t-box.mobi/);
iTucanTalk(https://play.google.com/store/apps/details?id=com.itucanworking
Ao clicar no ícone Recursos a janela que se abre mostra quatro abas: O que é?, Vídeo, Estratégias e Técnicas e Etapas para uso de CA. A aba O que é? traz, em duas telas sequenciais, um texto e três fotos coloridas dispostas à direita. A primeira destaca, sobre uma mesa comprida, pranchas com os desenhos de uma banana, uma pera e uma maçã. Abaixo de cada prancha, três partes formam o mesmo desenho, como em um quebra-cabeças. Outras pranchas semelhantes estão espalhadas sobre a mesa, onde também se veem duas caixas de madeira, uma retangular, vermelha e azul, e outra quadrada e azul, com três caixinhas menores dentro dela: uma amarela, uma verde e uma branca. A segunda e a terceira fotos estão dispostas em uma coluna. Na de cima, doze pranchas com desenhos de frutas (banana, uvas, pera, maçã) estão distribuídas lado a lado em três displays coloridos sobre uma superfície clara. Na foto de baixo, sobre uma mesa, alguém segura um tablet que tem na tela os desenhos do rosto de perfil de um menino, uma maçã, um cacho de uvas, uma banana e uma pera perto de duas pranchas com os desenhos de uma banana e de um cacho de uvas verdes. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
Os recursos de Comunicação Alternativa são os objetos ou equipamentos utilizados como suporte da comunicação. Estes podem ser em material concreto: cartões, pranchas, aventais, painéis, etc. Ou digitais/eletrônicos como comunicadores, sistemas computacionais e de dispositivos móveis.
As pranchas de comunicação são esquemas ou dispositivos simples que permitem colocar os pictogramas numa disposição em geral de tabela. A produção de pranchas é personalizada e deve considerar o vocabulário, o contexto no qual serão utilizadas, as capacidades motoras e cognitivas da criança e as estratégias para utilização da prancha (apontar, olhar, usar algum acionador, etc.).
Em geral uma prancha nunca é suficiente, e elas podem ser organizadas em pastas ou álbuns, ou organizadas por categorias como: alimentos; pessoas; vestuário; sentimentos, entre outras. Este último tipo de prancha não é utilizada para comunicar frases complexas e sim para desejos diretos, mas podem ser muito úteis para iniciar os trabalhos com CA.
As pranchas para frases ou chamadas também de linguagem são organizadas considerando as estruturas frasais com sujeito + verbo + predicado. Essas pranchas podem usar cores para diferenciar as diferentes estruturas de forma a facilitar seu uso. Em geral, utilizam-se símbolos sociais em rosa; pessoas em amarelo; as ações em verde; os substantivos em laranja; adjetivos em azul; e as miscelâneas em branco.
Como apresentado, as pranchas também podem ser feitas com tecnologia digital, seja computador, ou tablet e/ou comunicadores. No presente curso nos deteremos apenas a sistema digitais gratuitos.
Cursista, você está convidado a conhecer um pouco mais acerca das pranchas de CAA, que podem ser impressas e transportadas pelos alunos que necessitam desse recurso de Tecnologia Assistiva. Assista ao vídeo da pesquisadora e fisioterapeuta Rita Bersch e veja os exemplos que ela tem para apresentar, veja o que você pode fazer na sua escola ou o que pode adaptar dessas ideias.
As estratégias referem-se ao modo como os recursos serão utilizados, e depende das necessidades e habilidades de cada usuário. A estratégia deve ser inserida, no caso do autismo, com atividades bem estruturadas e significativas, de preferência partindo de interesses dos sujeitos e priorizando a intencionalidade, simbolização e a interação. Já as Técnicas referem-se à forma pela qual o sujeito escolhe os símbolos e pode ser direta ou indireta.
A seleção direta é o método mais rápido e pode ser feito através do apontar do dedo ou outra parte do corpo. Uso de História no Sistema SCALA é uma das possibilidades que exploraremos no curso, assim como as ferramentas online do Portal ARASAAC para construção de bingos e outras atividades pedagógicas.
Ao clicar na aba Estratégias e Técnicas, abrem-se três janelas sequenciais com um texto e a reprodução de duas telas do programa Scala, que têm fundo verde claro e três menus. O menu vertical, à esquerda, é ilustrado por ícones verdes e tem os seguintes títulos, de cima para baixo: Pessoas, Objetos, Natureza, Ações, Alimentos, Sentimentos, Quantidades e Minhas Imagens. O menu no topo da tela tem os seguintes títulos, da esquerda para a direita, dentro de nuvenzinhas azuis: Prancha, Narrativas Visuais, Comunicação Livre, Configurações e Créditos. O menu no rodapé da tela é composto por ícones para gerenciar as ações dentro do programa, como abrir arquivos, salvar, imprimir, deletar, consultar a ajuda e sair, entre outras.
Na reprodução da primeira tela do Scala há doze retângulos cinzas ao centro, cada um acompanhado de um desenho e uma palavra ou ação, distribuídos em três linhas de quatro.
Na primeira linha:
Duas mãos sob uma torneira aberta: lavar as mãos.
Um copo ao lado de uma garrafa: água.
Uma xícara verde: xícara.
Uma estufa elétrica emitindo quatro ondas vermelhas: quente.
Na segunda linha:
Uma xícara verde: xícara.
Um garoto de cabeça raspada e camiseta azul com os braços cruzados diante do tronco e tracinhos laterais indicando tremor: frio.
Duas mãos segurando cada uma um talher dentro de uma tigela cheia. Entre ambas, uma seta circular: misturar alimentos.
Uma pessoa de perfil, com uma bola vermelha nas mãos, dando um passo para a direita, com uma seta na mesma direção: levar.
Na terceira linha:
Uma geladeira duplex com as duas portas abertas: geladeira.
Uma faca na mão de alguém partindo ao meio um alimento que lembra um pão: cortar.
Um bonequinho de palito sendo desenhado em um papel: desenhar.
Uma flor arredondada com muitas pétalas rosadas e miolo amarelo: flor.
Na reprodução da segunda tela do Scala há um grande retângulo cinza à esquerda e seis pequenos à direita, distribuídos em três linhas de dois. Cada um tem um desenho acompanhado de uma palavra ou ação.
No grande retângulo cinza:
O rosto de um menino de cabeça raspada, olhos fechados e boca aberta segurando uma escova entre os dentes.
Na primeira linha:
Uma escova de dentes vermelha: escova de dentes.
Um tubo branco sem tampa com uma substância azul saindo pela abertura: pasta de dentes.
Na segunda linha:
Uma boca de lábios vermelhos, dentes brancos e língua rosada: abrir a boca.
Uma boca toda branca com uma seta apontando para os dentes cerrados à mostra: dentes.
Na terceira linha:
Um copo cheio de líquido transparente: água.
A cuba de uma pia quadrada com coluna: pia.
No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
Identificar claramente o objetivo de inserir a CA para cada caso
Conhecer o sujeito: perfil sócio histórico;
Identificar o vocabulário conhecido e definir o Número de símbolos: Neste caso é importante começar com um símbolo, depois 2 e passar para 4 ou mais posteriormente.
Tipos de símbolos: iniciar com objetos concretos/fotografias e os símbolos pictográficos para ajudar na simbolização/abstração. Cuidar para que o símbolo seja adequado à idade e ao sexo e oferecer alternativas de escolhas entre brinquedos, alimentos, programas de TV, mas não em número excessivo. Importante que as escolhas sejam visualmente diferenciáveis. É importante incluir símbolos para negativas ou que “consertem” a comunicação como: “não sei”, “mais”, ”desculpa”, “não quero”) e Símbolos personalizados com fotografias;
Na escolha dos símbolos: É possível utilizar miniaturas, fotografias, embalagens de produtos, figuras recortadas de revistas, desenhos, palavras, frases e símbolos pictográficos. Misturar esses elementos e ter uma prancha com pictogramas, fotografia, brinquedos, propagandas, etc. No caso do Autismo veremos que a utilização combinada destas possibilidades se mostra mais efetiva. É importante que os símbolos permitam expressar sentimentos também, e que exista uma certa coerência na ordem dos símbolos e quando existirem Símbolos constantes, estes devem aparecer na prancha localizados no mesmo local nas diferentes páginas e serem representados com o mesmo símbolo. Como por exemplo, o símbolo de SIM, NÃO, etc.;
Definição da Estratégia;
Diferentes parceiros e sempre em grupos: os parceiros devem variar, e se possível procurar envolver sujeitos da turma. Procure encontrar evitar sempre estruturar as estratégias na dupla professor-aluno ou terapeuta-aluno, envolva outras pessoas, de preferências crianças da idade, irmãos, amigos, etc.;
Ao clicar no ícone Softwares de Comunicação, surge um diagrama com três tópicos relacionados por círculos - Scala, Picto4Me e Desenvolve. Ao clicar no Scala, a janela que se abre exibe três abas: Scala, Histórico e Tutorial. A aba Histórico traz, em três janelas sequenciais, um texto, links externos e duas reproduções coloridas de telas do programa. A primeira reprodução da tela do Scala, com fundo verde claro, mostra o menu vertical, os dois horizontais e, ao centro, um grande retângulo cinza e seis pequenos, distribuídos em três linhas de dois. Cada retângulo exibe um desenho acompanhado de uma palavra ou ação.
No grande retângulo cinza:
O rosto de perfil de um menino que leva algo à boca: comer.
Na primeira linha:
Um abacaxi de corpo amarelo com pontinhos vermelhos e coroa verde.
Um algodão-doce cor-de-rosa: algodão-doce.
Na segunda linha:
Um fruto roxo e redondo com uma folhinha verde clara no topo: ameixa.
Duas pilhas de biscoitos redondos, a da frente com um só: bolachas.
Na terceira linha:
Uma banana: banana.
Meio bolo redondo com um furo no centro e algumas fatias cortadas: bolo.
A segunda reprodução da tela, com um menu duplo à esquerda e outro no rodapé, mostra ao centro, sobre fundo verde, os desenhos de um bebê entre um garoto e uma garota. Todos têm balões de fala acima de si. Ao redor do trio, duas árvores, e, no canto superior direito, um Sol com olhos e um sorriso. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
No processo de inclusão escolar, alguns alunos com deficiência apresentam sérias dificuldades na interação social (como no caso de sujeitos com Transtornos do Espectro Autista). Habilidades de comunicação são fundamentais no desenvolvimento da interação social, assim como outros elementos entre eles: relação de reciprocidade estabelecida entre os participantes, meio cultural compartilhado e uso de instrumentos e signos que permitam sustentar a construção e o compartilhamento intersubjetivos de significados (PASSERINO, 2005).
Pessoas que apresentam déficits na comunicação precisam, muitas vezes de utilizar meios complementares, suplementares ou ampliadores de comunicação de forma que o processo de interação possa se estabelecer. Esta é a justificativa para uma proposta de sistema de Comunicação Alternativa para apoiar o processo de desenvolvimento da oralidade com vistas na inclusão em escolas públicas, qualificando não só o conhecimento acerca dos sujeitos, mas também dos serviços e das práticas mediadas pela Tecnologia Assistiva que poderão apoiar os processos escolares, denominado de Scala.
O projeto SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo iniciado em 2009 configurou-se como um plano articulado de trabalho em investigação, desenvolvimento tecnológico e formação.
Em 2009, nosso grupo de pesquisa TEIAS iniciou o desenvolvimento de um Sistema de comunicação alternativa (SCALA) com o objetivo apoiar o processo do desenvolvimento da linguagem em sujeitos com autismo e com déficits de comunicação, embasado epistemologicamente na teoria sócio-histórica. A versão inicial do SCALA 1.0 era composta de um software para confecção de prancha acompanhado de uma proposta de uso com estratégias de interação e comunicação para crianças com autismo (PASSERINO; ÁVILA; BEZ, 2011). Os símbolos pictográficos utilizados no sistema são propriedade de CATEDU (http://catedu.es/arasaac/) sob a licença Creative Commons com aproximadamente 10.000 símbolos, dos quais foram gradativamente selecionados e aprimorados para contar na atualidade com uma base pictográfica de 5000 símbolos de Arasaac e alguns desenvolvidos pela equipe para atender a nossa diversidade cultural.
Num movimento de integração pesquisa-extensão, diversas formações em comunicação alternativa foram desenvolvidas entre 2009/2010, tendo como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação e professores da rede municipal de ensino (Porto Alegre). As formações foram apoiadas com material especialmente preparado na forma de tutoriais e manuais de usuário e aconteceram na modalidade presencial e a distância. Os materiais produzidos nessas e outras formações posteriores podem ser encontrados no site do projeto (http://scala.ufrgs.br ).
Em 2010 iniciou-se a segunda fase do SCALA denominada SCALA 2.0 com apoio e financiamento de agências como CNPq, CAPES e FAPERGS, o que nos permitiu desenvolver duas versões: Web e Android. A primeira para utilização na Internet a partir de qualquer tipo de dispositivo e a segunda para dispositivos móveis, do tipo Tablet.
Ambas versões foram testadas num estudo de caso (multicaso) com crianças de 3-4 anos de idade com Autismo em 3 contextos diferentes: escola, contexto familiar e laboratório na universidade. O atual sistema SCALA Web encontra-se disponível em http://scala.ufrgs.br/Scalaweb.
O sistema foi desenvolvido sob as licenças GNU e Creative Commons para garantir seu conteúdo aberto. O software atualmente encontra-se armazenado num servidor, com um banco de dados contendo as imagens disponíveis para utilização na construção das pranchas (figura 13) e das histórias (figura 14), diretamente em http://scala.ufrgs.br/ScalaWeb .
Tutorial Confira neste link o tutorial deste programa.
Ao clicar no tópico do diagrama relativo ao Picto4Me, a janela que se abre mostra duas abas: Picto4Me e Como Começar. A aba Como Começar traz um texto, links externos e uma reprodução colorida de uma tela do aplicativo, com fundo azul. Nela, o nome Picto4Me está em letras brancas no canto inferior direito e, ao lado, vê-se o desenho do rosto de uma criança sorridente, loira, de franja, olhos azuis e camiseta roxa. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
O software Picto4me é um aplicativo online para edição de pranchas de comunicação alternativa que utiliza os símbolos do Portal ARASAAC, que já apresentamos na Unidade I. Os símbolos do Portal ARASAAC são distribuídos livremente, e, portanto, acessível a todos.
Este sistema precisa de uso de Internet. O seu browser tem que ser o Google Chrome. Permita que o programa acesse o seu Google Drive, porque suas pranchas serão salvas ali.
Instalação e tutorial: Instale no link o programa e utilize para ver o funcionamento
Siga os procedimentos no tutorial, clicando nesse link.
O software Desenvolve (Alves de Oliveira, 2004a) se configura como um programa especial, com características adaptadas, com eixo principal de um sistema de escaneamento (varredura) trabalhando com imagens, textos e sons objetivando favorecer o trabalho com as crianças com PC, possibilitando, assim, avaliar e desenvolver as habilidades cognitivas dessas crianças que apresentam alterações neuromotoras e sensoriais ressalta-se, em contrapartida, que este software pode ser utilizado com quaisquer outras crianças.
Para maiores informações consulte a tese da Prof. Dr. Ana Irene Alves de Oliveira, A. I. (2010). Integrando tecnologias para leitura de crianças com paralisia cerebral na educação inclusiva. Tese de Doutorado. Belém: Programa de Pós- Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará. 145 páginas.
Ao clicar no ícone Vocalizadores, a janela que se abre mostra quatro abas: Vocalizadores, Vídeo, Gotalk e Tobii. A aba Gotalk traz um texto e a foto colorida de um equipamento azul e retangular, com as bordas arredondadas, semelhante a um teclado. As 32 teclas em baixo relevo são quadradas e estão dispostas em quatro filas de oito. A maioria apresenta desenhos coloridos sobre fundo branco. A primeira e a segunda teclas da primeira linha, assim como a primeira e a última da última linha, contêm apenas texto: Hello, please, let’s e good bye, respectivamente. Na parte de cima e ao centro, o vocalizador dispõe de uma alça para transporte, acima da marca Go Talk 32 Plus. À esquerda está um alto-falante embutido e dois pequenos botões. E à direita há um botão maior e mais três teclas: uma exibe o desenho de um punho fechado com o polegar apontado para cima, e as outras duas, as expressões Again e Break please, respectivamente. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
É um recurso eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a comunicação das pessoas em seu dia-a-dia. Através dele, seu usuário expressa pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma mensagem adequada pré-gravada. As mensagens são acessadas por teclas sobre as quais são colocadas imagens (fotos, símbolos, figuras) ou palavras, que correspondem ao conteúdo sonoro gravado.
A maioria dos vocalizadores grava as mensagens digitalmente e a capacidade de gravação varia de um aparelho a outro. Encontra-se vocalizadores de apenas uma mensagem enquanto outros podem gravar centenas delas. Outra variável intrínseca a este equipamento é o tempo total de gravação normalmente distribuído entre as teclas de mensagem oferecidas no equipamento.
Em qualquer vocalizador o conteúdo gravado em cada célula é reconhecido através de figuras ou textos aplicados em pranchas de comunicação que ficam sobre as teclas. Quando a tecla de cada figura ou texto é pressionada, sua mensagem pré-gravada é imediatamente reproduzida e com volume ajustável. Fonte: click.com.br
Caro cursista, para que você compreenda melhor sobre os diferentes tipos e funcionalidades de Vocalizadores, disponíveis no mercado, te convidamos a assistir ao vídeo da pesquisadora e fisioterapeuta Rita Bersch.
Vocalizador leve e robusto, como toda família dos GoTalks. Com a capacidade de gravar e reproduzir 20, 30, 45 e 100 mensagens.
Ao clicar na aba Tobii, a janela que se abre traz um texto, um link externo e a foto colorida de um monitor de computador acoplado pela base a um dispositivo preto com formato horizontal e contorno branco e arredondado. O conjunto está fixado em um suporte em forma de U sobre uma superficie plana. O monitor exibe a imagem de um teclado virtual que dispõe de um campo de visualização do conteúdo digitado, quatro botões de comando, uma linha de teclas com desenhos coloridos, as 26 letras do alfabeto e uma barra de espaço. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.
Tobii EyeMobile dá aos usuários com dificuldades de mobilidade a oportunidade de viver vidas mais ricas, mais conectados e independentes.
http://www.tobii.com/en/assistive-technology/global/
É uma ferramenta de tradução online e em tempo real, de conteúdos em português para a Libras – Língua Brasileira de Sinais, utilizada no Brasil pela comunidade surda.
Se você deseja baixar este aplicativo e conhecer mais sobre o projeto, visite a página http://www.handtalk.me/ e confira tudo sobre o mesmo.
O ProDeaf é um conjunto de soluções de software capazes de traduzir texto e voz de português para Libras - a Língua Brasileira de Sinais - com o objetivo de permitir a comunicação entre Surdos e ouvintes. Cada um dos softwares ProDeaf é melhor adequado para um cenário onde sua empresa deseja promover acessibilidade aos seus clientes e usuários surdos. Os softwares da plataforma ProDeaf permitem que qualquer tipo de conteúdo disponível em português se torne acessível em Libras. (http://www.prodeaf.net/OQueE)
Conheça o site: neste link você pode conhecer mais a ideia do aplicativo, bem como baixá-lo no seu dispositivo móvel.
Audescmobile: permite que as pessoas com deficiência visual acessem a audiodescrição, facilitando a acessibilidade a qualquer produção audiovisual. É
um programa gratuito produzido pela ONCE com o apoio da Fundação Vodafone e desenvolvido por S-DOS e CIDAT.
https://itunes.apple.com/br/app/audescmobile/id705749595?mt=8