O uso de filmes (longa ou curta metragem, ficção científica, ficção, documentário etc.) pode atuar como auxiliar ou agente problematizador de assuntos no ensino de Ciências. Além disso, os filmes podem tornar mais compreensível e acessível o discurso dos professores e professoras e a própria linguagem cientifica.
José Manuel Moran, em seu artigo O vídeo na sala de aula (1994), indica que o vídeo pode ser utilizado com diferentes finalidades. A partir das finalidades elaboradas por Moran (1994), criamos a animação interativa abaixo, resumindo cada uma delas:
Você poderá acessar na íntegra o texto de Moran (1994)
É importante termos consciência de que, como discutem Vidal & Filho (2010), os filmes participam da construção de conceitos e valores sociais, transmitindo imagens de natureza e de ciência, ajudando a construir e modificar subjetividades. Nesse sentido, quando utilizados no contexto educativo, é fundamental questionarmos os conteúdos e valores por eles veiculados, dentro da perspectiva de leitura e apropriação crítica desses artefatos.
O site Filmes para Ciências sugere diversos filmes, e organiza-os de acordo com as subáreas das Ciências (Zoologia, Ecologia, Epidemiologia, Genética, Bioética, Robótica, entre outras). Não deixe de acessá-lo!