Empregar tecnologias educacionais lúdicas, como as HQ, pode aumentar o interesse dos(as) alunos(as) pelos temas abordados em sala de aula, além de incentivar a leitura e estimular a criatividade dos estudantes.
No ensino de Ciências, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas na construção do conhecimento científico, devido a sua popularidade, fácil linguagem empregada, ampla disseminação mundial e utilização de desenhos.
Banti (2012) considera que as HQ possibilitam o envolvimento entre o(a) leitor(a) e a história, devido ao estilo literário que é de fácil compreensão para o(a) aluno(a). Além disso, elas fornecem ao(à) estudante um conjunto de diversos atrativos, como imagens empregadas com texto para representar simbolismos, pontos de vista, drama, humor, sátira, tudo num só texto. Dessa forma, as HQ são um recurso tecnológico de ensino que se mostra como um dos veículos auxiliares à contextualização dos conteúdos científicos.
Essa página reúne alguns sites onde é possível criar seus próprios HQ. Aproveite para explorá-los e refletir quanto a sua utilização em sala de aula.
Jogar favorece a construção de conhecimento, pois o sujeito aprende a respeito de si, refletindo como age e pensa; aprende acerca do próprio jogo, pensando o que o caracteriza, como vencer etc; sobre as próprias relações sociais relativas ao ato de jogar e as atitudes cooperativas que envolvem essa relação; e também aprende a respeito dos conteúdos semelhantes a temas trabalhados no contexto escolar (MACEDO et al., 2000). Deste modo, jogos interativos favorecem a aquisição de novos conhecimentos, relações com o meio, com o outro e com os objetos.
Veja alguns jogos que podem ser utilizados no ensino de Ciências: