Olá, cursistas!
A partir da experiência que acabamos de assistir (que chamamos de Cenário), convidamos você a adaptar nossa proposta de atividade para sua realidade, de modo a desenvolver uma atividade semelhante.
Como não existem definições inflexíveis sobre o conceito de foto-sequência, neste núcleo utilizaremos esse conceito como uma sequência fotográfica produzida pelo(a) próprio(a) fotógrafo(a), de maneira linear ou não, que terá como foco uma representação espacial de um aspecto geográfico.
Esta atividade tem como objetivo lançar um olhar problematizador para a realidade vivida pelos(as) estudantes, estimulando-os a compreender a lógica das organizações espaciais e das relações sociais, econômicas e políticas estruturadas em seu espaço.
Isso colabora para que os(as) alunos(as) vivenciem na escola experiências de aprendizagem que sejam conectadas com o cotidiano deles(as), estabelecendo relações ativas e interpretativas relacionadas à produção de novos conhecimentos.
Além de compreender as categorias que são fundamentais na aprendizagem da Geografia, os(as) estudantes podem se perceber como participantes do espaço que estudam.
A realização deste exercício de investigação nas aulas de Geografia contribuirá para que o(a) estudante compreenda o mundo em que vive, verificando que as paisagens são expressões da materialização das relações sociais.
Sugerimos que você assista ao vídeo novamente, caso seja necessário, mas lembre-se de que você pode adaptar a atividade de acordo com suas vontades e necessidades.
Ao finalizar a atividade, você pode compartilhá-la com os(as) demais cursistas! Seu(sua) formador(a) irá auxiliá-lo(a) quanto à melhor maneira de fazer isso. Também é de suma importância que você registre as etapas da atividade. Logo mais retornaremos a esta experiência.