Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - O Esporte e suas Novas Vivências

Conceituando o Esporte

Mas, afinal, o que é o esporte?

O esporte é um fenômeno que possui diferentes formas e conotações, podendo ser associado a conceitos e princípios de diferentes naturezas. A despeito dessa diversidade, o modelo que parece orientar a compreensão e a realização das práticas esportivas é o do esporte de alto rendimento, também chamado de esporte-espetáculo (BRACHT, 1997). Trata-se de uma perspectiva altamente difundida em diversos contextos, inclusive nas escolas, onde habitualmente é representada pela disciplina Educação Física. Entre as principais consequências da transposição acrítica desse modelo para o âmbito escolar, encontra-se a exclusão dos(as) alunos(as) menos habilidosos(as) em favor daqueles(as) que demonstram melhores destrezas e competências técnicas.

 

 

No entendimento de Bracht (1997), o esporte moderno surgiu na Inglaterra do século XVIII e foi fortemente influenciado pelos processos de urbanização e de industrialização que marcaram o país naquele momento. Ambos os movimentos contribuíram de forma decisiva para a subordinação dos antigos jogos populares ao cenário político e econômico que então se consolidava, ajustando-os aos perfis emergentes da vida urbana e do(a) trabalhador(a) fabril. Dentre as características pelas quais os jogos populares diferem do esporte, o autor aponta: a) competição; b) rendimento físico-técnico; c) recorde; d) racionalização e cientifização do treinamento. Bracht explica que, desde a sua gênese, o esporte moderno vem passando por transformações profundas, fato que interfere diretamente nas funções sociais assumidas por ele historicamente e na definição dos valores e objetivos que direcionam a sua prática.

 

Sugestão de Atividade 2.1: Pensando Definições para o Esporte

Cursista, que tal fazer uma pequena atividade com os seus alunos e as suas alunas? Você já perguntou a eles(as) o que entendem por esporte? Ou o que esperam do esporte? Tente fazer essa sondagem, procure reunir as respostas e compartilhe-as com os(as) demais colegas no espaço indicado pelo(a) professor(a) do Núcleo.

Obs.: o objetivo desta atividade é ter algum material para iniciar um debate sobre o que os(as) estudantes pensam sobre o esporte e seus objetivos. 

Bom trabalho!


Ir para página anterior Ir para próxima página