Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - O Esporte e suas Novas Vivências

Aproximando Esporte e Cultura Digital


Cursista, você já presenciou momentos em que os(as) estudantes se sentem excluídos(as) nas aulas de Educação Física? Você já vivenciou experiências de privilégio do esporte-espetáculo, como aluno(a) ou como educador(a)? Essas abordagens revelam-se incompatíveis com os objetivos da educação escolar, não apenas por serem excludentes, mas principalmente por restringirem a importância cultural do esporte à tarefa de treinar “estudantes-atletas”, transformando as aulas de Educação Física num espaço para a descoberta e produção de novos “talentos”.

Pensando nessas questões, é essencial reconhecer a necessidade de expandir o tratamento do conteúdo do esporte no contexto escolar, seja apresentando as modalidades menos tematizadas que extrapolam o famigerado “quarteto-fantástico” (o futebol, o vôlei, o handebol e o basquete), seja estabelecendo novos enfoques e revelando as dimensões “ocultas” das práticas que há muito circulam no ambiente escolar, mas sob as quais paira uma abordagem simplista ou unilateral (a exemplo do próprio futebol).


Assim como os esportes, no decorrer dos anos, as tecnologias digitais também adquiriram cada vez mais importância social, criando e transformando o modo como realizamos várias de nossas atividades cotidianas. Seja no trabalho, seja nos momentos de lazer, a sua presença generaliza-se, produzindo novas formas de ser e estar no mundo e também de experienciá-lo.

 

Você deve estar indagando a si mesmo(a): como as TDIC podem contribuir no processo de afirmação das mudanças nos enfoques tradicionais dos esportes nas aulas de Educação Física? Partindo do pressuposto que as práticas esportivas nos fazem vivenciar uma experiência de mundo através da cultura corporal de movimento, podemos acrescentar ainda alguns outros questionamentos.

Infelizmente, ainda não existem respostas definitivas para essa questão. Nem mesmo o plano “teórico” pode contar com tais certezas, já que tanto o conceito de esporte quanto os conceitos de mídia e tecnologia ainda são objeto de acaloradas discussões. Sendo assim, o que faremos daqui em diante não tem como objetivo a formulação de “verdades absolutas”, pelo contrário: buscamos apenas reunir e apresentar alguns elementos que podem contribuir com as tentativas de aproximar a problemática do esporte a da cultura digital, via Educação Física escolar.


Ir para página anterior Ir para próxima página