Olá, cursista! Seja bem-vindo(a) ao Conceitual 1 do Núcleo de Educação Física e TDIC, chamado A Educação Física como Componente Curricular. Neste primeiro momento, propomos algumas reflexões sobre a relação entre a produção de conhecimento e ensino de Educação Física, considerando os principais desafios que marcam a escola na contemporaneidade. Como essa relação aparece nas diretrizes e nas prioridades do currículo escolar? Como o(a) professor(a) de Educação Física vem se preparando para vivenciar essas questões? Você já refletiu sobre isso? Se sim, esperamos contribuir com a provocação de questionamentos e com as possíveis conclusões que podem tangenciar a nossa prática escolar, aqui apresentadas. Se ainda não, convidamos vocês a fazer esse exercício.
A caracterização da Educação Física como componente curricular obrigatório da educação básica, integrado ao projeto pedagógico da escola (LDB n. 9394/96, art. 26; § 3º), ao mesmo tempo em que representou um avanço significativo para a área/campo, também estabeleceu novas demandas para todos e todas que compõem sua comunidade acadêmica e profissional. A superação da sua compreensão como mera “atividade”, herança histórica do seu envolvimento com instituições e práticas já consolidadas (como o pensamento médico-higienista, o militarismo e o fenômeno esportivo) implica que a Educação Física escolar repense seus objetivos, propósitos, conteúdos, linguagens e metodologias.
Podemos começar pela própria definição do que é Educação Física na contemporaneidade, fortemente marcada pela fragmentação das grandes narrativas modernas, as quais reservavam para a Educação Física escolar um papel, outrora estratégico, de preparação do corpo saudável para a produtividade no mundo do trabalho. Mas, como alertam Caparroz e Bracht (2007), em vista do desenvolvimento de novas formas de organização do sistema produtivo, altamente tecnificado, tal propósito perdeu grande parte de sua importância. Atualmente, a Educação Física precisa buscar outras maneiras de se constituir socialmente relevante para continuar presente no currículo escolar.