Entretanto, as TDIC oferecem possibilidades de resistências, sobretudo, a partir de propostas pedagógicas que orientem a sua utilização de forma crítica e criativa. Entre essas propostas, o educador estadunidense Henry Jenkins sistematizou uma lista de competências que podem ser exploradas pelos(as) professores(as) no âmbito das possibilidades desse direcionamento.
No contexto da cultura digital, as competências não são estanques e devem ser pensadas e mobilizadas em conjunto. Elas são articuladas em atividades que buscam a plena participação de crianças e jovens nos novos meios culturais ou, no dizer de Henry Jenkins, em uma cultura participativa.
Um exemplo são os fantasy games, jogos virtuais e on-line que, além de proporem a resolução de problemas – como "passar" de fase, ganhar uma partida ou acumular pontos –, simulam uma atividade real e complexa, e possibilitam a participação de diversos(as) jogadores(as) de forma colaborativa. Nos fantasy games de futebol, além das partidas, os jogadores envolvem-se nas contratações e em negociações de compra e venda de atletas com outros(as) jogadores(as), na preparação e organização de campeonatos, na definição e planejamento de táticas, permitindo que temas socioculturais também sejam debatidos pelos alunos e alunas, ultrapassando as "quatro linhas" do futebol como esporte e pensando-o como prática cultural. Nessa atividade, além das habilidades envolvidas no jogo, podem ser mobilizadas competências de simulação, negociação, inteligência coletiva, trabalho em rede, julgamento, cognição distribuída, capacidade multitarefa, entre outras.
Cursista, na sua realidade escolar, você consegue identificar a exploração desses elementos como alternativas interessantes para a integração das TDIC na escola de forma sistemática e planejada? Você já presenciou seu uso ou desenvolveu atividades que utilizassem esses elementos em sala de aula?
Cursista, agora é hora de refletir com certo cuidado sobre as temáticas levantadas até aqui. Para tanto, convidamos você a assistir o documentário Consumo de Crianças: a comercialização da infância (CONSUMING KIDS - The commercialization of childhood - EUA, 2008, 66min. Direção: Adriana Barbaro, Jeremy Earp); e a ler o texto de Alexandre Vaz, Reflexões de passagem sobre o lazer: notas sobre a pedagogia da Indústria Cultural. A partir deles, você poderá fazer uma reflexão sobre o lazer e as TDIC, atentando à seguinte questão:
Procure sistematizar sua resposta em forma de texto, vídeo, PowerPoint, Prezi ou áudio. A escolha é sua! A partir dela, elabore um exemplo de articulação entre o lazer e as onze competências propostas por Henry Jenkins. Feita sua proposta, sugerimos compartilhá-la com os(as) demais colegas do curso no local indicado pelo(a) professor(a).