Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I - Lazer, Jogos e Brincadeiras

Práticas Culturais e Cultura Lúdica: O Lugar dos Jogos e Brincadeiras

Cursista, a constituição dos sujeitos como protagonistas de suas práticas corporais no âmbito do lazer passa pela (re)descoberta dos conhecimentos inerentes à cultura lúdica das comunidades nas quais as escolas estão inseridas. Esse percurso surge como possibilidade de resistência no âmbito do lazer com as oportunidades para a fruição e a produção de práticas de participação comunitária; e, assim, a Educação Física pode contribuir com a realização de levantamentos de dados históricos a respeito das comunidades locais visando reconstruir tal acervo de práticas corporais e socializá-las junto às novas gerações, ampliando suas experiências lúdicas.

 

 

Se você está refletindo e se perguntando sobre como tornar seus(suas) estudantes protagonistas de suas práticas corporais de lazer, saiba que esta não é uma preocupação sobre a qual precisa refletir solitariamente.

Pensamos que é preciso criar espaços de pesquisa e reflexão com nossos(as) educandos(as) na escola, levando-os(as) a (re)descobrir a cultura lúdica da comunidade em que estão inseridos(as), trazendo esses conhecimentos para discussão, reflexão e, principalmente, para a prática.

Assim, sugerimos que você utilize as TDIC para pesquisar e ampliar seu conhecimento sobre essa cultura lúdica com seus(suas) alunos(as). Essa pesquisa com o auxílio das TDIC também pode ser complementada por entrevistas e levar à produção de práticas de participação comunitária, ligadas principalmente às manifestações culturais locais.


Ir para página anterior Ir para próxima página