Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I - Lazer, Jogos e Brincadeiras

Conhecendo o Entorno Escolar

Essas práticas abrem muitas possibilidades de desdobramentos pedagógicos que você, professor(a), pode explorar no cotidiano da sua escola. Além disso, muitas delas podem estar relacionadas com as TDIC.

O registro dos jogos e brincadeiras pode ser documentado, organizado e socializado com o auxílio de recursos digitais, na forma de textos, desenhos, fotos, áudios e vídeos. Esses registros, primeiramente, devem ser organizados num computador e podem ser socializados na internet, por exemplo, através de um blog.

Nesse contexto, o(a) docente de Educação Física precisa conhecer em profundidade a realidade de seus alunos e alunas, procurando responder a algumas questões iniciais, como as que aparecem abaixo.

 

 

 

Sugestão de Atividade 1.2: Pensando a Escola e seu Espaço

Cursista, para que você possa visualizar com mais profundidade essa possibilidade de trabalho, propomos uma sequência de estudos de aprofundamento, que poderá ajudá-lo(a) a pensar intervenções práticas no seu cotidiano profissional. O objetivo desta atividade é possibilitar o contato com produções que tragam exemplos de como os questionamentos que surgem ao longo deste tópico podem ser articulados no ambiente escolar, e também como as TDIC podem auxiliar nesse processo.

 

Passo 1: Para isso, convidamos você a ler, primeiramente, o texto Jogos da cultura popular no Brasil e Uruguai: Um estudo de casos na Educação física escolar, de Verônica Piovani e Giovani De Lorenzi Pires. Procure observar, a partir da leitura desse texto que expõe duas experiências em abordagem comparativa, de que forma tais vivências podem servir de reflexão para o cotidiano da sua comunidade escolar: como aparecem representados os jogos da cultura popular na sua realidade escolar? Que outros elementos podem ser discutidos a partir desse texto, na sua realidade? Não deixe de anotar todas as suas impressões.

Passo 2: Feito isso, você poderá assistir aos dois vídeos indicados e refletir sobre as questões levantadas por essas produções. O primeiro deles é o vídeo de estreia do projeto Território do Brincar; o segundo é uma produção realizada pelo Instituto Alana chamado Corpo e Movimento na Educação infantil.

Após a visualização dos vídeos indicados, propomos refletir sobre as seguintes questões: qual o papel que a brincadeira tem no espaço da sua escola? De que forma nós, como educadores(as) físicos, colaboramos na significação do brincar nesse espaço? E no entorno escolar? Que espaços podem ser explorados na integração e no fortalecimento de laços entre estudantes, pais e mães, e as demais pessoas que compõem a comunidade escolar? É possível explorar diferentes relações com a nossa história, com a natureza e com o nosso corpo utilizando a brincadeira como um recurso para a Educação Física?  E as tecnologias, como elas podem auxiliar nesse processo? Lembre-se de anotar as reflexões e impressões suscitadas nesta etapa!

Passo 3: a partir da leitura sugerida, dos vídeos selecionados e das questões propostas para reflexão, gostaríamos de convidar você a inspirar-se nessas discussões e a elaborar uma proposta de prática pedagógica. Primeiramente, sugerimos que você crie um esboço com o projeto de um momento de troca de experiências lúdicas entre os seus(suas) alunos(as) e o restante da comunidade escolar. Veja se existe algum lugar, além da escola, que pode ser usado para essa atividade lúdica e educativa. Busque informações sobre os espaços que poderiam ser utilizados nesse projeto e que são frequentados pela comunidade escolar. Caso seja possível, converse com os(as) professores(as) de outras disciplinas que o(a) auxiliariam nessa elaboração. Um breve roteiro pode ser construído contendo:

  • os objetivos da atividade;
  • os lugares dentro e/ou fora da escola para a sua realização;
  • as atividades lúdicas e de lazer que serão propostas para a comunidade nesse momento.

Passo 4: pensando na avaliação do seu roteiro e na socialização da sua proposta com os colegas, recomendamos publicar o documento no local indicado pelo(a) professor(a) do Núcleo.

Passo 5: finalmente, sugerimos que você crie um evento em alguma mídia social, divulgando os objetivos traçados para a atividade proposta e convidando a comunidade escolar a participar dela. Busque articular as experiências de lazer, de jogos e de brincadeiras que já fazem parte da comunidade cultural da sua escola, com a dinâmica educativa da Educação Física.

Bom trabalho!

Sugestão de Atividade 1.3: Projeto Infâncias

Cursista, nesta atividade propomos uma continuação da nossa caminhada conhecendo experiências transformadoras que discutem o lazer e as brincadeiras como importante recurso pedagógico. Pensando nisso, convidamos você a escolher um dos quatro vídeos sobre brincadeiras regionais disponíveis no site do Projeto Infâncias e problematizar o lugar da Educação Física no contexto selecionado, refletindo sobre: como ela, a educação física, poderá auxiliar o uso educativo dessas atividades?

Você poderá partir das reflexões do texto Jogos da cultura popular no Brasil e Uruguai: Um estudo de casos na Educação física escolar, disponível na Atividade anterior, para elaborar a sua resposta, escolhendo a melhor forma de apresentá-la: texto, PowerPoint, Prezi etc. A escolha é sua!

A publicação do seu texto poderá ser feita no local indicado pelo(a) professor(a).

Mas lembre-se: sua participação nesta atividade é importante porque ela poderá auxiliá-lo(a) na realização de outras atividades que virão mais à frente.

Bom trabalho!


Ir para página anterior Ir para próxima página