Essas práticas abrem muitas possibilidades de desdobramentos pedagógicos que você, professor(a), pode explorar no cotidiano da sua escola. Além disso, muitas delas podem estar relacionadas com as TDIC.
O registro dos jogos e brincadeiras pode ser documentado, organizado e socializado com o auxílio de recursos digitais, na forma de textos, desenhos, fotos, áudios e vídeos. Esses registros, primeiramente, devem ser organizados num computador e podem ser socializados na internet, por exemplo, através de um blog.
Nesse contexto, o(a) docente de Educação Física precisa conhecer em profundidade a realidade de seus alunos e alunas, procurando responder a algumas questões iniciais, como as que aparecem abaixo.
Cursista, para que você possa visualizar com mais profundidade essa possibilidade de trabalho, propomos uma sequência de estudos de aprofundamento, que poderá ajudá-lo(a) a pensar intervenções práticas no seu cotidiano profissional. O objetivo desta atividade é possibilitar o contato com produções que tragam exemplos de como os questionamentos que surgem ao longo deste tópico podem ser articulados no ambiente escolar, e também como as TDIC podem auxiliar nesse processo.
Passo 1: Para isso, convidamos você a ler, primeiramente, o texto Jogos da cultura popular no Brasil e Uruguai: Um estudo de casos na Educação física escolar, de Verônica Piovani e Giovani De Lorenzi Pires. Procure observar, a partir da leitura desse texto que expõe duas experiências em abordagem comparativa, de que forma tais vivências podem servir de reflexão para o cotidiano da sua comunidade escolar: como aparecem representados os jogos da cultura popular na sua realidade escolar? Que outros elementos podem ser discutidos a partir desse texto, na sua realidade? Não deixe de anotar todas as suas impressões.
Passo 2: Feito isso, você poderá assistir aos dois vídeos indicados e refletir sobre as questões levantadas por essas produções. O primeiro deles é o vídeo de estreia do projeto Território do Brincar; o segundo é uma produção realizada pelo Instituto Alana chamado Corpo e Movimento na Educação infantil.
Após a visualização dos vídeos indicados, propomos refletir sobre as seguintes questões: qual o papel que a brincadeira tem no espaço da sua escola? De que forma nós, como educadores(as) físicos, colaboramos na significação do brincar nesse espaço? E no entorno escolar? Que espaços podem ser explorados na integração e no fortalecimento de laços entre estudantes, pais e mães, e as demais pessoas que compõem a comunidade escolar? É possível explorar diferentes relações com a nossa história, com a natureza e com o nosso corpo utilizando a brincadeira como um recurso para a Educação Física? E as tecnologias, como elas podem auxiliar nesse processo? Lembre-se de anotar as reflexões e impressões suscitadas nesta etapa!
Passo 3: a partir da leitura sugerida, dos vídeos selecionados e das questões propostas para reflexão, gostaríamos de convidar você a inspirar-se nessas discussões e a elaborar uma proposta de prática pedagógica. Primeiramente, sugerimos que você crie um esboço com o projeto de um momento de troca de experiências lúdicas entre os seus(suas) alunos(as) e o restante da comunidade escolar. Veja se existe algum lugar, além da escola, que pode ser usado para essa atividade lúdica e educativa. Busque informações sobre os espaços que poderiam ser utilizados nesse projeto e que são frequentados pela comunidade escolar. Caso seja possível, converse com os(as) professores(as) de outras disciplinas que o(a) auxiliariam nessa elaboração. Um breve roteiro pode ser construído contendo:
Passo 4: pensando na avaliação do seu roteiro e na socialização da sua proposta com os colegas, recomendamos publicar o documento no local indicado pelo(a) professor(a) do Núcleo.
Passo 5: finalmente, sugerimos que você crie um evento em alguma mídia social, divulgando os objetivos traçados para a atividade proposta e convidando a comunidade escolar a participar dela. Busque articular as experiências de lazer, de jogos e de brincadeiras que já fazem parte da comunidade cultural da sua escola, com a dinâmica educativa da Educação Física.
Cursista, nesta atividade propomos uma continuação da nossa caminhada conhecendo experiências transformadoras que discutem o lazer e as brincadeiras como importante recurso pedagógico. Pensando nisso, convidamos você a escolher um dos quatro vídeos sobre brincadeiras regionais disponíveis no site do Projeto Infâncias e problematizar o lugar da Educação Física no contexto selecionado, refletindo sobre: como ela, a educação física, poderá auxiliar o uso educativo dessas atividades?
Você poderá partir das reflexões do texto Jogos da cultura popular no Brasil e Uruguai: Um estudo de casos na Educação física escolar, disponível na Atividade anterior, para elaborar a sua resposta, escolhendo a melhor forma de apresentá-la: texto, PowerPoint, Prezi etc. A escolha é sua!
A publicação do seu texto poderá ser feita no local indicado pelo(a) professor(a).
Mas lembre-se: sua participação nesta atividade é importante porque ela poderá auxiliá-lo(a) na realização de outras atividades que virão mais à frente.