Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I - Lazer, Jogos e Brincadeiras

Espaços e Equipamentos no Entorno Escolar: O Lazer Como Direito Social

 

O lazer é um direito social. Partindo desse pressuposto, a Educação Física pode proporcionar o esclarecimento acerca da necessidade de uma postura ativa dos sujeitos na cobrança pela garantia de seus direitos, leia-se políticas públicas, frente ao Estado.

Com o crescimento das cidades e a consequente urbanização, a tendência é que os espaços públicos de lazer, por exemplo, praças, campos de futebol, quadras poliesportivas, sejam cada vez menores.

Além de garantir a existência e a qualidade dos espaços já existentes, é preciso criar novos espaços, equipamentos e estratégias de ocupação com essa finalidade. Esse processo depende do potencial de envolvimento comunitário e de uma postura ativista.

 

Nesse sentido, temos como exemplos de ações o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a necessidade de espaços e equipamentos destinados ao lazer, assim como o incentivo à participação cidadã, que auxiliará na reivindicação e na conservação de tais espaços por meio de uma postura produtiva e de uma ação reflexiva. Buscando um exemplo mais cotidiano, podemos citar os inúmeros protestos que recentemente passaram a exigir uma melhor atenção aos(às) ciclistas, reivindicando o direito de pedalar com segurança e, também, um projeto de cidade que privilegie essa prática.

Essas ações podem mostrar-se como ricas possibilidades pedagógicas para a Educação Física. Como proposta pedagógica, o(a) docente de Educação Física pode realizar um diagnóstico dos espaços e equipamentos de lazer disponíveis ao redor da comunidade escolar onde atua. Isso pode ser feito como uma proposta de cartografia digital, ou seja, da criação de um mapa digital. Não por acaso, propomos que a produção desse mapa digital integre o que foi apresentado até aqui numa única atividade que, posteriormente, poderá ser aplicada na escola onde você trabalha.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página