Cursista, para melhor explorarmos essas propostas, ressaltando a importância de pensar a escola e o seu entorno, propomos a atividade abaixo. Para isso, convidamos você a observar as etapas que seguem e a buscar construir essa experiência de forma coletiva no seu espaço profissional.
Passo 1: procure sair com seus(suas) estudantes pelo bairro da escola e registrar os espaços de lazer e de prática de esportes que eles(as) costumam frequentar, além daqueles espaços que o poder público dispõe para o lazer da comunidade. Você pode fotografar e produzir vídeos que mostrem esses espaços. Selecionamos alguns tutoriais que podem auxiliá-lo(a) nesse processo:
Passo 2: agora, você pode discutir com os(as) discentes sobre as suas necessidades e desejos no que se refere a lazer, jogos e brincadeiras. Quais espaços gostariam que estivessem disponíveis para o uso coletivo da comunidade escolar? Você pode orientá-los a começar pensando nos espaços disponíveis na própria escola e, em seguida, refletir sobre os espaços fora da escola que fazem parte dos momentos de lazer dessa comunidade.
Passo 3: feito isso, sugerimos construir um mapa digital com o diagnóstico desenvolvido por você e seus(suas) alunos(as). Você pode utilizar os recursos da CommunityWalk para a produção do mapa, ou escolher outro recurso que o(a) ajude a mapear os espaços e as considerações construídas pelos(as) alunos(as).
Passo 4: para finalizar, convidamos você a criar um blog, para que essas informações possam ser divulgadas. Nesse blog, poderão ser registrados: quais os espaços que estão em boas condições para a prática do lazer? Quais espaços precisam de reformas e melhoramentos? Como esses espaços poderiam ser reestruturados, contemplando as vontades expressadas e as práticas culturais desenvolvidas pela comunidade escolar? Disponibilize as imagens e os vídeos produzidos e habilite espaço para comentários sobre as propostas de resoluções desenvolvidas por você e seus(suas) alunos(as).
Cursista,
neste tópico, buscamos levantar algumas reflexões sobre como a Educação Física pode ser fundamental para a compreensão e produção de manifestações culturais das comunidades em que as nossas escolas estão inseridas. Estarmos informados(as) sobre os nossos direitos e os direitos de nossos(as) alunos(as) quanto ao tema lazer, assim como discutirmos as possibilidades críticas de concepções pedagógicas que aprofundam a relação educação-lazer, foram questões centrais da nossa proposta. Nesse sentido, destacamos, finalmente, a relevância da criticidade no olhar do educador e da educadora física, no sentido de problematizar as positividades e as negatividades das relações que permeiam as práticas de lazer, jogos e brincadeiras nas realidades sociais em que atuamos profissionalmente.