Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II – Escola, TDIC e Identidade

Sugestão de Atividade 4: Jovens de Nossas Escolas: Criadores de Cultura e Parceiros nos Percursos de Aprendizagem

Nas discussões desta unidade, vimos que a música é uma das expressões culturais mais importantes na construção das identidades dos(as) jovens. Com as TDIC, o acesso a estilos e fontes de diferentes ritmos e gêneros em escala mundial foi ampliado, favorecendo também uma explosão de criatividade.

Na presente atividade, o objetivo é criar estratégias que fomentem o reconhecimento dos(as) jovens como criadores(as) da diversidade cultural que permeia o espaço escolar e, a partir disso, dar-lhes papéis mais ativos no planejamento e desenvolvimento dos projetos para a integração das TDIC, em parceria com professores(as) e gestores(as) das escolas e com vocês, formadores(as).

Para tal, convidamos vocês a formar grupos (de no máximo cinco pessoas) para trabalhar no planejamento de atividades a serem realizadas por um(a) professor(a) com seus(suas) alunos(as) nas escolas onde vocês atuam.

 

Na primeira parte da atividade, o convite é para que os(as) alunos(as) planejem estratégias para selecionar e compartilhar músicas que crianças e jovens da escola gostam de ouvir ou que sejam compostas por eles(as) mesmos(as), como acontece em muitas escolas. O acesso a elas poderá ser feito por meio de celulares, smartphonestablets e outras plataformas digitais. A ideia básica é que as ferramentas digitais móveis possam ser utilizadas em sala de aula e, com isso, adquiram uma dimensão propriamente ligada às técnicas de investigação e pesquisa colaborativas realizadas entre professor(a) e alunos(as).

É necessário também selecionar um recurso que permita reunir todos os vídeos e manter o diálogo em torno de ritmos, sonoridades, manifestações estéticas dos estilos musicais etc.

A segunda parte da atividade está orientada a fazer uma releitura dessas músicas com os(as) alunos(as), construindo narrativas que permitam estabelecer outras perspectivas sobre elas. Sugerimos que os(as) estudantes escolham uma das músicas e compartilhem suas análises e seus comentários em torno das questões sugeridas.

1. Qual o contexto histórico em que tal música/letra foi escrita? Como esse contexto dialoga com a música em questão?

2. Que relações existem entre a música/letra e o seu cotidiano, isto é, em que medida essa composição consegue representar situações vividas por você (estudante)?

3. Quais outras perguntas você poderia formular que lancem novos olhares para essas manifestações culturais? 

 

A partir dos resultados das atividades, os(as) professores(as) poderão ter subsídios e argumentos para mobilizar estratégias que facilitem mudanças de atitude em relação às preferências estéticas de seus(suas) alunos(as) e serão capazes também de trabalhar com eles(as) no planejamento e desenvolvimento dos projetos de aprendizagem.

Seu papel como formador(a) será de acompanhante do(da) professor(a) e de seus(suas) alunos(as) para oferecer-lhes orientações e suporte. Você deverá também registrar e analisar todo o processo.

Ao final, convidamos todos(as) para elaborar uma narrativa sobre seus percursos e compartilhá-la com os(as) colegas de turma e com quem mais desejarem. Procurem observar como se deu a parceria entre professores(as) e estudantes em relação aos resultados alcançados e inclua isso em seu relato.

 

Ao finalizar os estudos deste segundo tópico, encerramos o primeiro grande momento do nosso percurso. Nele, tentamos traçar um perfil dos desafios que a instauração da cultura digital representa para nossas escolas e pensar em alternativas para enfrentá-los.

Do próximo tópico em diante, nosso enfoque será em aspectos ligados à formação continuada de professores(as) para a integração das TDIC aos currículos escolares. A seguir, trataremos especificamente de desenhar diretrizes gerais para tais processos formativos.  


Ir para página anterior Ir para próxima página