Na construção de diretrizes que fizemos, consideramos que os trechos destacados contribuem para a construção de práticas docentes mais coletivas, reduzindo o isolamento dos(as) professores(as). Podemos dizer que essas diretrizes são lentes que proporcionam novas miradas para a realidade.
Neste momento do curso, vamos continuar analisando a prática do núcleo de tecnologia de Jaraguá ao buscar identificar que diretrizes norteiam suas ações e como elas facilitaram intervenções inovadoras, como a que vimos nos relatos de Jonas e Antônio, da Escola Vitor Meireles.
1. Para ajudá-los(as), construímos um mapa de síntese das ações do NTM de Jaraguá do Sul. Esse mapeamento é nosso modo de ver e sistematizar esse trabalho. Solicitamos que vocês o estudem com atenção (passem o mouse sobre os conceitos para navegar em todos os níveis).
2. Quais outros elementos vocês agregariam a essa síntese a partir de suas análises dos depoimentos e do que vocês consideram ideal para sua prática? Vocês poderiam usar uma ferramenta online de construção coletiva para elaborar um mapa (por exemplo, o CMAPTools ou outra similar).