Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III – Integração Crítica e Criativa das TDIC à Ação Docente

Sugestão de Atividade 5: Formação Docente: Construindo uma Prática Coletiva - Etapa 2

 

 

Na construção de diretrizes que fizemos, consideramos que os trechos destacados contribuem para a construção de práticas docentes mais coletivas, reduzindo o isolamento dos(as) professores(as). Podemos dizer que essas diretrizes são lentes que proporcionam novas miradas para a realidade.

Neste momento do curso, vamos continuar analisando a prática do núcleo de tecnologia de Jaraguá ao buscar identificar que diretrizes norteiam suas ações e como elas facilitaram intervenções inovadoras, como a que vimos nos relatos de Jonas e Antônio, da Escola Vitor Meireles.

 

1. Para ajudá-los(as), construímos um mapa de síntese das ações do NTM de Jaraguá do Sul.  Esse mapeamento é nosso modo de ver e sistematizar esse trabalho. Solicitamos que vocês o estudem com atenção (passem o mouse sobre os conceitos para navegar em todos os níveis).

 

2. Quais outros elementos vocês agregariam a essa síntese a partir de suas análises dos depoimentos e do que vocês consideram ideal para sua prática? Vocês poderiam usar uma ferramenta online de construção coletiva para elaborar um mapa (por exemplo, o CMAPTools ou outra similar).

 

Com essa atividade, encerramos o terceiro tópico deste curso, em que construímos juntos algumas diretrizes para a formação continuada de professores(as) para a integração das TDIC nas escolas, a partir da compreensão de Maria do Céu Roldão sobre as características da ação docente. Isso possibilitou-nos renovar nossa mirada para as ações do Núcleo de Tecnologia do Município de Jaraguá do Sul.

Esperamos que esses estudos lhe ofereçam novas possibilidades para sua prática como formador(a).


Ir para página anterior Ir para próxima página