O Curso de Especialização Educação na Cultura Digital, lançado em 2014, busca dar conta de todas as dimensões do modelo TPACK. Os núcleos de estudos específicos são organizados para contemplar todas as disciplinas, todos os níveis de ensino e as diferentes funções dos(as) profissionais numa escola. Nesse sentido, buscam dar conta da dimensão TCK, conhecimento tecnológico disciplinar, ausente nos cursos promovidos anteriormente pelo ProInfo, para chegar à dimensão TPACK.
A proposta desta atividade é que vocês, cursistas, em duplas ou trios, escolham e estudem um dos núcleos específicos desse curso, analisando-o para identificar que dimensões do modelo TPACK estão presentes ou ausentes e, ainda, se as ausências estão justificadas dentro do contexto, dos objetivos e do público alvo do curso. Sugerimos que vocês elaborem um relato para ser socializado com seus(suas) colegas, que pode ser feito da forma escolhida por vocês.
Com essa atividade, finalizamos a discussão em que propomos algumas bases teóricas e observações para qualificar e facilitar o trabalho dos(as) professores(as) com as TDIC nas escolas. A seguir, ainda neste quarto tópico, nossa atenção será voltada para os saberes importantes às crianças e aos(às) jovens na escola neste contexto de cultura digital.