Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV – Integração das TDIC nas Escolas: O que Professores(as) e Alunos(as) Precisam Saber?

Sugestão de Atividade 7: Os Saberes dos(as) Alunos(as) Sobre as TDIC

Agora, convidamos você a ler a proposta Metas de Aprendizagem na área das TIC e tome notas sobre os aspectos que chamem sua atenção (por exemplo, se são perspectivas novas para você;  se trouxeram-lhe alguma boa ideia; se você discorda etc.).

 

Você já conhecia alguma proposta semelhante? Que tal compartilhá-la?

 

1. Procure fazer uma síntese dos aspectos que destacou e que renderiam um bom debate com seus(suas) colegas, compartilhe-os e leve seus pontos para a discussão.

2. Você pode fazer também uma análise de uma escola em que você trabalha e contribua para o debate com suas observações, contemplando principalmente o seguinte:

- que metas de aprendizagem você acredita já terem sido alcançadas em sua escola e como elas vêm sendo atingidas?

- que metas não têm sido alcançadas e o que seria necessário para tanto?

 

 

Com essa atividade, concluímos este quarto tópico, em que estudamos dois aspectos referentes à integração das TDIC nas escolas, cuja sistematização consideramos essenciais: os saberes necessários aos(às) professores(as) e os saberes necessários aos(às) alunos(as).

Ao defendermos essa sistematização, não defendemos a criação de mais uma disciplina no currículo escolar, nem a criação de padrões rígidos para o campo das TDIC; queremos sim trazer aportes para estabelecermos prioridades no planejamento estratégico da formação de professores(as) e estudantes.


Ir para página anterior Ir para próxima página